menu
Partilhar

Cerveja vence?

Por Redação umCOMO. 30 novembro 2021
Cerveja vence?

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo. É a predileção de milhões de pessoas que gostam de tomar alguma coisa em diferentes situações: beber com as pessoas mais próximas, assistir uma TV em casa, assistir a eventos esportivos ou shows. Há muitos tipos e sabores diferentes para escolher, mas a maioria de nós gosta de beber uma boa cerveja, tendo o cuidado de não exagerar.

Se você mantém uma cerveja especial guardada por muito tempo para uma ocasião especial ou gosta de beber uma cerveja que tenha sido fabricada há um bom tempo, é importante explorar sua condição antes de bebê-la - é verdade que cerveja tem validade? Para descobrir a resposta à pergunta comum: cerveja vence? e também aprender a ver o a data de consumo preferencial da sua bebida, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Cerveja engorda?

Cerveja vence?

A grande maioria das garrafas de cerveja contém uma data que indica a data de consumo preferencial, mas isso não significa que a cerveja vence. Pelo contrário, muitos tipos de cerveja ganham sabor e caráter especial ao longo dos anos. A inclusão de uma data de consumo preferencial pode levá-lo a pensar erroneamente que a cerveja está vencida.

A partir de 2000, uma regra foi estabelecida na Europa exigindo uma data de consumo preferencial para a cerveja em todas as embalagens. Embora as associações de fabricantes se opusessem fortemente a esta regra, ela foi finalmente implementada.

Entretanto, é importante esclarecer que essa data é diferente do conceito de "consumo preferencial". Enquanto a cerveja for mantida bem acondicionada, protegida da luz e do calor e a garrafa estiver fechada, ela evolui com o passar do tempo sem perder qualidade.

Cerveja tem validade?

Portanto, respondendo a pergunta se a cerveja vence? Não, a cerveja não vence e não tem prazo de validade. Na verdade, combina fatores que limitam o desenvolvimento de microorganismos prejudiciais à saúde, como a falta de nutrientes, o álcool, baixo pH, dióxido de carbono, dióxido de enxofre e lúpulo.

Cerveja vence? - Cerveja vence?

Como saber se a cerveja está vencida?

Apesar de a cerveja não vencer, é possível conhecer sua data de consumo preferencial. Para saber qual é, deve-se observar a data de engarrafamento indicada na garrafa, que, normalmente, se encontra na lateral, em um canto do rótulo localizado com o código de barras ou, no caso de latas, no fundo ou no fundo da lata.

Consumo preferencial das cervejas de origem europeia

Esta data de engarrafamento ou de fabricação é geralmente acompanhada por um texto indicando os meses durante os quais a cerveja permanecerá apta para o consumo, geralmente 12 meses. Por outro lado, alguns produtores optam por indicar a data conhecida como consumo preferencial, substituindo a data de engarrafamento ou escrevendo-a junto a ela.

Como mencionado acima, devido à regulamentação europeia em 2000, muitos fabricantes de cerveja na Europa utilizam essa data de consumo preferencial. Você o identificará em cada um de seus rótulos, no verso ou no pescoço das garrafas e latas. Ela é precedida pelas letras BB ou por seu significado literal, ou seja, best before,uma expressão em inglês que significa, "melhor antes". Esta é a data indicada como o limite máximo de consumo recomendado.

Consumo preferencial das cervejas de origem americana

No caso das cervejas americanas, é mais complicado ler o engarrafamento ou a data best before. Em algumas garrafas, ela é marcada no gargalo da garrafa, mas em tinta amarela que é muito difícil de ler. Além disso, eles frequentemente usam um formato de data juliana, ou seja, uma longa lista de números sem significado aparente. Para ler corretamente a data juliana, os dois primeiros números indicam o ano. Depois disso, é indicado o número do dia, considerando que há anos bissextos (pode ir de 1 a 366). Em alguns casos, os últimos números até indicam a hora exata do engarrafamento (17:12, por exemplo). O formato de data juliana é encontrado tanto nas datas de engarrafamento quanto nas datas de validade das cervejas canadenses e americanas.

Pode tomar cerveja vencida?

Muita gente se pergunta se cerveja vencida faz mal, mas, com base no fato de que a cerveja não vence, você pode bebê-la a qualquer momento. Mesmo após a data de best before, você pode beber sem se preocupar com sua saúde, pois não é prejudicial. Esta data é o limite recomendado pelo fabricante, desfrutando de toda sua qualidade e sabor.

As cervejas transmitem nuances em aromas e sabores que podem ser sentidos especialmente até a data de consumo preferencial. Depois disso, pode perder qualidade e pode ter um sabor muito plano, mas você pode bebê-la sem qualquer problema.

Como armazenar cerveja

O fato de você poder beber a cerveja depois da data preferencial não significa que ela melhorará em qualidade, pois a cerveja não é como vinho. Entretanto, mantê-la em boas condições a ajuda a manter sua qualidade por tanto tempo quanto possível. Armazenado em lugares frescos, ele se mantém muito melhor. Em altas temperaturas, ela perde qualidade e oxida mais, deixando-a com um sabor rígido e plano.

Agora que você sabe tudo isso sobre as datas de validade da cerveja, talvez esteja interessado em conhecer mais de 50 nomes de cervejas e também, se você é tão fã a ponto de querer abrir um negócio de venda de cervejas, confira nossas opções de nomes criativos para distribuidora de cervejas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cerveja vence?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

Cerveja vence?
1 de 2
Cerveja vence?

Voltar ao topo da página