menu
Partilhar

Cerveja engorda?

 
Por Juliana Ribeiro. 27 junho 2022
Cerveja engorda?

A cerveja é uma bebida consumida desde a antiguidade e ainda hoje é uma das favoritas na hora de acompanhar um aperitivo. Principalmente quando o calor está forte, é difícil resistir a uma cerveja bem gelada. É feita de cevada, lúpulo e outros cereais e, sendo uma bebida alcoólica, sua ingestão deve ser sempre moderada.

Quando tomada sem excesso, pode oferecer benefícios saudáveis, mas a grande questão é: "Cerveja engorda?" Nesse sentido, existem alguns mitos, como a famosa 'barriga de cerveja', que nos fazem pensar se beber cerveja é sinônimo de ganhar quilos. Para esclarecer suas dúvidas, neste artigo do umCOMO analisamos até que ponto a cerveja engorda.

Também lhe pode interessar: O que engorda mais, o vinho ou a cerveja?

Quantas calorias tem a cerveja

Muito do que ingerimos ao beber uma cerveja é apenas água, à qual devemos acrescentar as calorias fornecidas pelos carboidratos dos cereais com os quais é feita e também aquelas inerentes ao álcool. Apesar do que possa parecer, uma cerveja não tem um teor calórico muito alto, principalmente se compararmos com algumas bebidas açucaradas consumidas com frequência.

Também deve ser explicado que a cerveja contém 0 gorduras. Para se ter uma ideia, um copo de cerveja de 250 ml tem aproximadamente 90 kcal. A cana tradicional, que é uma quantidade um pouco menor, fornece cerca de 75 calorias e se bebermos um terço (33cl.) estaremos ingerindo cerca de 150 kcal.

Cerveja engorda? - Quantas calorias tem a cerveja

Cerveja engorda?

Levando em conta as calorias da cerveja, que podem variar um pouco dependendo do tipo de bebida em questão: cerveja pilsen, escura, artesanal... pode-se dizer que não estamos diante de uma bebida de grande teor calórico. Beber um copo de cerveja esporadicamente, atrelado a uma alimentação balanceada, não tem porque ganhar peso, mas alguns aspectos devem ser ressalvados.

A cerveja não engorda muito porque, por si só, não supõe um grande número de calorias, mas se forem duas ou três... vamos somando e se adicionamos, além disso, a clássica batata frita ou azeitonas que costumam acompanhar, o resultado calórico pode ser um pouco alto. É por isso que a cerveja engorda a barriga, por exemplo.

Lembre-se também de que as calorias da cerveja não afetam a todos igualmente. Claro que são iguais para qualquer pessoa, mas os hábitos de vida, mais ou menos sedentários, influenciam se essas calorias se traduzem em quilos extras ou não.

Uma cerveja depois de uma boa caminhada ou ao sair da academia não é a mesma coisa que uma depois de passar horas deitado na praia. É muito simples: se você não quer que a cerveja engorde, você precisa encontrar um equilíbrio entre as calorias que ingere e as calorias gastas.

Cerveja sem álcool engorda?

Cada vez mais pessoas optam pela cerveja sem álcool, desfrutando assim do sabor desta bebida universal, mas evitando a ingestão de álcool, algo que, efetivamente, reduz o teor calórico.

Lembre-se que as calorias que o álcool fornece são chamadas de calorias “vazias”, ou seja, não contêm nenhum nutriente. Também é importante esclarecer que qualquer cerveja, mesmo as "sem álcool", possui quantidades mínimas (ou apenas traços) de álcool devido ao processo de fermentação necessário para sua produção (caso contrário não seria uma cerveja).

Dito isto, em geral, uma cerveja sem álcool tem entre metade e três vezes menos calorias do que uma com álcool, dependendo das diferentes marcas e também se é uma cerveja "sem álcool" ou "0,0,". Estas últimas são as que fornecem menos calorias e, portanto, as cervejas que menos engordam.

Quais são os benefícios da cerveja

Com ou sem álcool, a cerveja não é uma bebida que fornece uma quantidade excessiva de calorias que custa eliminar com algum exercício. Uma pessoa adulta, que não seja obesa e não sofra de qualquer outra doença que desaconselhe o consumo de cerveja, pode desfrutar perfeitamente desta bebida de vez em quando, pois a presença de cevada, lúpulo, malte e levedura, juntamente com o seu alto teor de água, confere propriedades que podem ser benéficas para a saúde, tais como:

  • É um magnífico diurético: ajuda a eliminar gorduras e toxinas, favorecendo também a função renal.
  • Cuida da massa óssea: minerais como cálcio, fósforo e magnésio se destacam em sua composição, que cuidam do bom estado da massa óssea e também contribuem para cuidar do cérebro e das funções cognitivas.
  • Rico em ácido fólico: essencial para a geração de glóbulos vermelhos no organismo, entre outras funções, por isso é um bom aliado no combate à anemia.
  • Previne doenças cardiovasculares: alguns estudos recolhidos pela Fundação Espanhola do Coração sugerem que a cerveja, sempre com moderação e como parte de uma dieta equilibrada (insistimos), pode ser benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares, pois pode baixar a pressão arterial (hipertensão) mantendo os níveis de colesterol HDL (o bom) nos parâmetros corretos.

Clique no título a seguir se quiser saber mais sobre os Benefícios da cerveja para a saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cerveja engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Cerveja engorda?
1 de 2
Cerveja engorda?

Voltar ao topo da página