Mel

5 formas de verificar a pureza do mel

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 6 agosto 2019
5 formas de verificar a pureza do mel

O mel de abelha é um alimento saudável e apreciado por muitas pessoas, entre as suas vantagens, está o fato de ser fonte de proteínas, sais minerais e vitaminas, além de contar com um grande potencial energético. No entanto, para ter a certeza de que está consumindo um alimento de qualidade, confira estas 5 formas de verificar a pureza do mel. Para tanto, o umComo.com.br vai ajudar você a tornar essa tarefa bastante simples com algumas dicas infalíveis.

Também lhe pode interessar: Como saber se o mel é puro
Passos a seguir:
1

O mel é uma ótima opção para adoçar sobremesas, sucos e entrar em receitas de bolos e pães, pois se trata de um alimento muito saudável. No entanto, para que ofereça todos os seus benefícios é preciso saber se o mel é puro. Hoje em dia, infelizmente, não raro é possível se deparar com produtos adulterados nas prateleiras do mercado. Para evitar a compra de um produto de baixa qualidade, existem formas diferentes e eficientes de identificar um falso produto.

5 formas de verificar a pureza do mel - Passo 1
2

Para se certificar de que o mel comprado é puro e não recebeu outros ingredientes, como glicose, água, entre outros, o primeiro passo é bem simples, mas frequentemente esquecido, que é o de ler o rótulo da embalagem. Embora ele possa conter informações falsas, existem produtos que informam que o produto não é mel puro. Isso acontece quando entre os ingredientes aparece glicose ou xarope de alta frutose. Essas substâncias são acrescentadas ao mel para que ele não se solidifique.

3

Por isso mesmo, outra dica é quanto à sua solidificação. Quando o mel não solidifica, as chances de estar adulterado são maiores. Dessa forma, os produtos que são comprados e já estão cristalizando é possível que sejam puros. Também é possível fazer um teste e consiste em pegar uma colher do alimento e colocar dentro de um copo d’água, caso ele se dissolva então não é mel puro, porque se fosse iria permanecer sólido. Por isso mesmo, se você pegar uma colher de mel, virá-la e rapidamente o mel escorrer também significa que não é puro.

4

Da mesma forma, pode-se submergir um palito no mel e logo removê-lo. Se o mel escorrer do palito rapidamente é mais uma prova que é falso. Também dá para colocar no mel um pedaço de pão velho, que esteja duro. Se depois de retirar ele amolecer o mel está adulterado com água. É possível ainda colocar algumas gotas de mel em uma folha de papel e se ele for absorvido também se trata de um produto adulterado. Mais uma vez porque tem água.

5

Outro teste funciona misturando uma colher pequena de mel com água e, depois, adicionar cinco gotas de vinagre. Se sobre a solução se formar espuma, há chances do produto ter sido adulterado com gesso. É possível ainda acender um fósforo e tentar queimar o mel, ele vai ser puro se queimar, pois o adulterado possui água e assim não queima. O mel também pode ser adulterado recebendo amido e para saber se isso foi feito é preciso misturar um pouco de mel com água e algumas gotas de iodo. Se houve a adulteração, a solução vai ficar azul.

6

Outro teste é com álcool e consiste em misturar três colheres com uma de mel em um recipiente e aquecê-lo em banho-maria. Ao aquecer, a mistura deve ser mexida e se o produto estiver adulterado o mais comum é que fique uma mancha branca no fundo. Dá ainda para esfregar mel nos dedos e se ele ficar pegajoso é sinal que tem açúcar ou edulcorantes artificiais.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre como substituir o açúcar por mel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 formas de verificar a pureza do mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
5 formas de verificar a pureza do mel