Café turco

Como fazer um café turco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019
Como fazer um café turco

O café turco pode ser muito exótico para aqueles que nunca o viram nem provaram antes, mas a verdade é que este método de preparação de café é realizado na maioria dos países do Oriente Médio. Para preparar um café turco você precisará de um cezve ou ibrik, um recipiente de latão com um cabo, dentro do qual é fervido o café. Se quiser conhecer os passos a seguir, em umComo explicamos como fazer um café turco.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Cezve
  • Xícaras pequenas
Também lhe pode interessar: Como fazer café coado

Passos a seguir:

1

Primeiramente, para fazer café turco você precisa de um cezve, uma jarra de cobre e latão com um longo cabo típico dos países do Oriente Médio. É neste pequeno recipiente onde os cafés são preparados um por um.

Como fazer um café turco - Passo 1
Imagem: ioffer.com
2

Além disso, deve verificar se o café que vai usar está bem moído, isto é, que seja café moído extrafino para preparar um bom café turco.

Como fazer um café turco - Passo 2
3

Primeiro meça a água com a xícara que será usada depois para tomar o café, uma xícara para cada café, e coloque-a dentro do cezve, junto com uma colher de sopa rasa de café bem moído. Coloque o cezve em fogo médio para levá-lo a ferver e acrescente depois açúcar a gosto.

4

No momento em que a água com café dentro do cezve, parecer que vai começar a ferver, retire do fogo e reparta a espuma resultante nas diferentes xícaras. A seguir, volte a pôr o cezve em fogo baixo para voltar a ferver.

5

Antes de servir o café turco, acrescente uma colher de água bem fria nas xícaras para assentar a borra no fundo. Em seguida, já poderá colocar o café do cezve na xícara sem o filtrar.

6

É importante saber que o pó do café turco que fica no fundo da xícara não deve ser tomado, mas que é necessário parar de beber ao notar que chegou à borra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um café turco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Caio
Da pra fazer o cafe turco na cafeteira?
Imagem: ioffer.com
1 de 3
Como fazer um café turco