Outros Café e chá

Como fazer café coado

 
Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer café coado

Nos últimos anos o uso das máquinas de café expresso aumentou em massa e se tornou bastante acessível ter uma em casa. Ainda assim, o café tradicional continua a ser o mais apreciado pelos brasileiros. O gosto de um café coado em filtro ganha à evolução. As avozinhas são mestres na arte de fazer um bom café. E você? Sabe como fazer café coado? Não tem como enganar, é bem fácil. Em umComo ensinamos-lhe a fazer um delicioso café. Não vai querer mais usar a sua máquina.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Bule
  • Filtro de papel
  • Porta Filtro
Também lhe pode interessar: Como fazer café com licor

Passos a seguir:

1

Para fazer café coado é importante que escolha água filtrada e de boa qualidade. Não use água da torneia, pois o cloro que ela contém altera as características aromáticas do café.

Coloque a água em fogo médio e desligue no momento em que começarem a emergir bolhinhas, mesmo antes de começar a ferver. Se por acaso deixar a água ferver, espere uns minutos, para que ela volte à temperatura desejada. É importante que não deixe a água passar desse ponto.

2

De seguida deve umedecer o filtro de papel, ajudando a retirar quaisquer sabores residuais que se sintam. Agora sim já pode colocar o café no filtro de papel. Coloque cerca de 80 gramas de café, aproximadamente 4 colheres de sopa, para 1 litro de água. Deve colocar o pó de modo uniforme, não deixando que ele fique aglomerado. Escolha um café já com a moagem indicada, o ideal é que seja média/fina.

Como fazer café coado - Passo 2
3

Para fazer café coado verta a água quente em cima do pó de café. Aproveite ao máximo o pó, fazendo movimentos circulares com a água. A água deve ficar na metade do filtro ou a 3/4 do seu preenchimento. Mas tenha atenção! Deixe a água cair gradualmente, sem pressas. Ela deve regar todo o café, de modo a aproveitar o máximo possível.

Como fazer café coado - Passo 3
4

O processo da coagem do café deve terminar antes do pó ganhar uma superfície irregular. O tempo ideal é de cerca de 5 minutos, para não correr o risco da bebida perder características. Se demorar muito tempo extraindo o café, ele vai acabar ficando amargo, com um sabor desagradável. Sigas estas dicas e vai ver que o seu café coado vai ficar uma delícia.

Se gostou deste artigo, então não perca também as nossas dicas para fazer um café turco e um café com manteiga (Bulletproof Coffee)

Como fazer café coado - Passo 4
5

Depois de ter o seu café coado deve consumi-lo o mais rápido possível. O café não se estraga mas vai perdendo caraterísticas. Se não o beber no espaço de meia hora deve, pelo menos, tentar conservá-lo numa garrafa térmica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer café coado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer café coado