Preparar café

Como fazer um café gostoso

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como fazer um café gostoso
Imagem: comercompedro.com

O café é sem duvida uma paixão brasileira, comum na mesa do brasileiro no café da manhã. Mas quando se trata de fazer um bom café algumas pessoas podem encontrar dificuldade, pois fazer café pode ser simples, mas fazer um bom café é mais complexo do que apenas ferver a água e colocá-la sobre os grãos. Existem alguns passos básicos para conservar o sabor dos grãos e não deixar que o café se amargue, neste artigo, umComo te explica como fazer um café gostoso.

Também lhe pode interessar: Como fazer um café turco

Índice

  1. Dicas para preparar um bom café
  2. Fazendo um bom café numa cafeteira elétrica
  3. Fazendo um bom café com coador
  4. Fazendo um bom café em cafeteira com moedor
  5. Outras dicas para fazer um café gostoso

Dicas para preparar um bom café

  • Antes de preparar o seu café lembre-se de checar a data de validade do mesmo, o café costuma se deteriorar com o tempo, perdendo aroma e sabor. Então, quanto mais novo for o café melhor será o seu sabor. Com base nessa informação, vale considerar a hipótese de guardar o seu café em um pote bem isolado, de preferência na geladeira.
  • Procure fazer seu café sempre com água filtrada ou mineral, por mais que digam que com o fervor da água as bactérias são eliminadas, no caso de usar água da torneira, a qualidade não é a mesma da água filtrada.
  • Para cada meio litro de água use de 40 a 50g de café (duas ou três colheres de sopa cheias, respectivamente). Lembrando que quanto maior for a quantidade de café, mais amargo ele será.
  • O ideal é não deixar a água chegar ao ponto de ebulição, ou seja, acima dos 90º. A perda de oxigênio pode prejudicar um pouco o sabor do café. O ideal é deixar a água a uma temperatura de 90º no máximo.

Fazendo um bom café numa cafeteira elétrica

A cafeteira elétrica é a escolha ideal para quem quer tomar um bom café de manhã mas geralmente tem pressa. Geralmente funciona com um filtro de papel que pode ser encontrado com o tamanho ideal para não errar na quantidade de café.

Fazer café em cafeteiras elétricas é fácil pois elas geralmente fazem todo o trabalho, fervem a água e despejam-na sobre o café moído e até desliga quando o café está pronto. O cuidado que se deve ter é apenas com a quantidade de pó de café que você coloca, mas isso também varia de acordo com o gosto.

Tenha atenção ao fazer grandes quantidades de café através da cafeteira, pois o tempo que leva pra fazer maiores quantidades de café pode comprometer a qualidade, se for fazer um litro de café por exemplo, prefira por duas doses de 500ml cada para não comprometer a qualidade do seu café.

Como fazer um café gostoso - Fazendo um bom café numa cafeteira elétrica

Fazendo um bom café com coador

Da forma tradicional, o café com coador pode levar mais tempo, mas é mais gostoso quando é feito com suas próprias mãos. Para fazer um bom café utilizando coador existem algumas dicas e métodos simples:

  • O café com coador necessita de duas coisas, um filtro que pode ser de papel e deve ser apropriado para o coador que você vai usar, e um recipiente para colocar o café depois de filtrado, que pode ser uma chaleira térmica.
  • Primeiro, ferva a água, lembrando que ela não deve chegar ao ponto de ebulição para que o café fique mais saboroso.
  • Após ferver a água, coloque a quantidade de café que você deseja fazer no filtro e depois despeje a água, para que o café não fique amargo você deve despejar a água primeiro pelas bordas e depois, lentamente, despejando a água no centro do filtro.
Como fazer um café gostoso - Fazendo um bom café com coador
Imagem: socorronacozinha.com.br

Fazendo um bom café em cafeteira com moedor

Neste caso você deve preferir por usar grãos moídos na hora para preservar a qualidade do café e seu aroma, prefira pelos grãos mais claros e lembre-se, quanto mais água, mais suave é o sabor do café. Use 7g para cada 30 ou 50ml de café, dependendo do seu gosto.

Outras dicas para fazer um café gostoso

  • Se for usar garrafas térmicas, use as somente para o café para não misturar o seu café com resíduos de qualquer outra bebida.
  • Não use pó velho, prefira sempre pelos moídos na hora ou os mais recentes. Ao comprar café no mercado escolha pelos que foram feitos à pouco tempo, é possível verificar através da data de validade.
  • Não reaqueça café frio, isso altera o sabor. O café deve ser consumido de preferência na hora em que foi feito ou o quanto antes, não só pelo sabor mas também pelos efeitos da cafeína, que se tornam menos influentes depois que ele esfria.
  • Ao fazer café com o coador, não misture com a colher depois de despejar a água e não compacte o café no coador.
  • O ponto correto para saber quando a água está boa para ser despejada sobre o café é quando começam a subir bolhinhas do fundo da panela.
Como fazer um café gostoso - Outras dicas para fazer um café gostoso
Imagem: posgraduando.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um café gostoso, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: comercompedro.com
Imagem: socorronacozinha.com.br
Imagem: posgraduando.com
1 de 4
Como fazer um café gostoso