Aveia

Como fazer leite de aveia

Como fazer leite de aveia
Imagem: petite-kitchen.com

A aveia é um dos cereais que mais benefícios traz para o nosso organismo. Entre todos eles, destacam-se seu alto conteúdo em fibra solúvel e proteínas, essenciais para combater o colesterol ruim. Ainda assim, é uma grande fonte de cálcio, ferro, fósforo, ômega 6 e vitaminas do grupo B, entre outros. Para poder se beneficiar de todas as suas propriedades, neste artigo de umComo propomos a você elaborar seu leite, o qual é perfeito para todas aquelas pessoas intolerantes à lactose, vegetarianas ou veganas. Se você quer saber como fazer leite de aveia, continue lendo e descubra.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer água de aveia
Passos a seguir:
1

Preparar o leite de aveia é muito simples, só precisa de flocos de aveia, água e uma pitada de sal. É muito importante que não elimine o sal da receita, a não ser que não possa comê-lo, já que serve para potencializar o sabor da aveia. Como ingredientes opcionais, pode utilizar essência de baunilha ou canela e algum adoçante como stevia, açúcar ou inclusive tâmaras.

2

O primeiro que deverá fazer é cobrir todos os flocos de aveia com água e deixá-los de molho durante toda a noite. A água que utilizamos agora não é o litro que especificamos para elaborar o leite; aqui só deve utilizar a medida necessária para cobrir os flocos. Na manhã seguinte, coe a água que ficar e deixe os flocos de aveia em um recipiente de borda alta para batê-los. Se tiver um processador de alimentos use-o, será mais cômodo.

Como fazer leite de aveia - Passo 2
Imagem: veganlovlie.com
3

Agora, acrescente no mesmo recipiente o litro de água, uma pitada de sal e os ingredientes opcionais que desejar e bata tudo em velocidade alta durante dois minutos. Se quiser que o sabor seja mais intenso, pode reduzir um pouco a quantidade de água. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados e batidos, deixe repousar durante uma hora no mínimo.

4

Passado o tempo, deverá coar a mistura para extrair o leite de aveia. Terá que fazer com uma peneira de malha fina ou colocar gazes ou um pano de algodão, se não tiver este tipo de peneira. Se necessário, coe uma segunda vez. Recomendamos a você que mexa os flocos com uma colher quando estiverem na peneira para extrair o leite mais rápido.

Como fazer leite de aveia - Passo 4
Imagem: ohsheglows.com
5

Quando tiver coado todo o leite, deverá guardar na geladeira para que se conserve melhor. E pronto! Já tem seu leite de aveia caseiro pronto para tomar. Este leite durará entre quatro e cinco dias, de maneira que se acha que não o tomará a tempo, reduza as quantidades da receita. Se gostar dos leites vegetais, aconselhamos que visite nosso artigo sobre como fazer leite de amêndoas.

Como fazer leite de aveia - Passo 5
Imagem: godairyfree.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer leite de aveia, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
12 comentários
A sua avaliação:
Fabiano Pedroni
Olá boa noite.
Tem algum problema de conservação se eu não coá-lo? Gostamos da fibra.
A sua avaliação:
Dabbie
Quantas calorias tem um copo (200 ml)?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dabbie! Um copo de leite de aveia sem açúcar possui cerca de 60 calorias. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Fabiana
Olá. Estava procurando uma receita de leite de aveia, já q o industrializados são muito caro. Ótima receita, bem esclarecida. _Pode usar em receita de bolo ???
Janete Rodrigues Ribeiro
Dá para aproveitar o resíduo depois de coar? Como?
Paula Costa
Oi encontrei esta receita e já coloquei a aveia "de molho", amanhã faço tudo direitinho...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paula! Espero que tudo dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
roseli
nossa adorei a dica meu filho de dois anos tem alergia ao leite de vaca e estamos dando o de arroz mais é muito caro e agora iremos fazer o de aveia pra ver se ele gosta adorei a dica
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Roseli, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Sonia
Gostei da forma de descrever a receita...bem clara e fácil entendimento..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sonia, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Soledade
Olá! Fiquei com a mesma duvida da Joana N'gela; devo descartar a primeira água que cobre a aveia, para acrescentar 1L de água da receita?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Soledade, é isso mesmo você descarta a água que colocou para cobrir a aveia e depois adiciona nova. Obrigada pelo seu comentário :)
Joana N'gela
PS: e também li receita em que a aveia é fervida na água para depois ser passada no triturador (batida)... ??
Joana N'gela
Olá, estou desejosa de fazer o leite em casa, e estive a ver várias receitas na net. A miopia não fala em deixar de molho toda a noite mas sim cerca de 1h. Mas a minha curiosidade é saber porque se deve coar a água desse 1º banho dos flocos de aveia, para depois fazer então o preparo com o litro de água. Obg pela atenção :) Joana
Norma Lúcia Porfirio
Tbm não entendi porque descartar a primeira água
maria luiza
Olá, estou agradecida por ter conhecido um alimento alternativo. Estou consumindo o leite de aveia há uma semana mais ou menos e já posso dizer que é maravilhoso. Posso sair um pouco do chá, para variar, e consumir um alimento super saudável. Recomendo....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, muito obrigada por partilhar conosco a sua experiência :) Continue nos acompanhando!
Madalena da Ressurreição
Gostei da receita e dos passos indicados para fazer o leite de aveia pelo qual tanto suspirei saber preparar para melhorar a qualidade de vida. Muitíssimo obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Madalena, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando! ;)
Imagem: petite-kitchen.com
Imagem: veganlovlie.com
Imagem: ohsheglows.com
Imagem: godairyfree.com
1 de 4
Como fazer leite de aveia