Outros Frutas e verduras

Como fazer tomate seco

Como fazer tomate seco
Imagem: sebraemercados.com.br

Os tomates secos são muito usados na culinária Italiana, os italianos secavam os tomates nos telhados das casas no verão, para consumi-los no inverno, nós por cá ensinamos uma forma bem mais simples de secar os tomates. Sabia que os tomates secos industrializados duram por 6 a 9 meses, e os que fazemos em casa duram apenas algumas semanas e devem estar sempre na geladeira. Bem, isso comprova que os tomates secos industrializados levam muitos aditivos, faça você mesmo os seus tomates secos para saber exatamente o que come. Em umComo.com.br você vai descobrir como fazer tomate seco, de forma simples e prática.

Vai precisar de:

  • 10 tomates
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
  • azeite extra virgem
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1/2 colher de chá de orégano
  • 1/2 colher de chá de alecrim
  • Papel Toalha
  • Manjericão
  • Potes de vidro esterilizados
Também lhe pode interessar: Como congelar tomates

Passos a seguir:

1

Lave bem os tomates, corte-os ao comprido e retire as sementes, disponha-os num tabuleiro de ir ao forno com papel toalha por baixo. Coloque-os todos lado a lado com a parte cortada para cima, deixe um espacinho entre eles para não colarem.

Como fazer tomate seco - Passo 1
Imagem: einstein.br
2

Polvilhe os tomates com o sal e o açúcar, coloque-os no forno pré-aquecido a 180º C. Vá dando uma olhada de 15 em 15 minutos. Retire a água do tabuleiro, vire-os de vez em quando, os tomates secos devem ficar flexíveis e não quebradiços.

Como fazer tomate seco - Passo 2
Imagem: culinariareceitas-grupo.com.br
3

O processo de secagem dos tomates deve demorar cerca de 3 a 4 horas, retire os tomates secos assim que começarem a ficar dourados. Os tomates mais pequenos são mais rápidos de secar do que os tomates grandes, aproveite os mais pequeninos para fazer os seus tomates secos.

Como fazer tomate seco - Passo 3
Imagem: ricette.pourfemme.it
4

Coloque os tomates secos ainda quentes, nos potinhos de vidro esterilizados, cobra-os com azeite, junte as ervas aromáticas e um pouco de alho, depois junte mais tomates secos, faça por camadas. Aperte bem os tomates dentro dos vidrinhos para estes ficarem sem ar no seu interior.

5

Tape e reserve na geladeira, caso queira consumi-los logo, convém esperar pelo menos 24 horas para apurarem o sabor. A espera vai valer apena, quando estiverem prontos você pode usá-los para imensas receitas, desde massas, saladas, acompanhamentos, use a sua criatividade e dê um toque especial às suas receitas com estes tomates secos.

Como fazer tomate seco - Passo 5
Imagem: haztevegetariano.com
6

Os tomates têm muitas propriedades benéficas, tenha-os sempre em casa, faça uma pequena plantação de tomates, pode optar pelos tomate cereja que são mais pequenos, caso não tenha muito espaço, o mais importante é ter sempre este fruto disponível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tomate seco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
maria de fatima
como fazer os tomates seco no micro-ondas
Melissa Ramalho
Se você quiser saber como secar tomate no microondas consulte este link http://comida.umcomo.com.br/receta/como-desidratar-tomates-no-microondas-18247.html espero que este artigo esclareça as suas dúvidas. Obrigada pelo comentário e continue a seguir-nos.
Imagem: sebraemercados.com.br
Imagem: einstein.br
Imagem: culinariareceitas-grupo.com.br
Imagem: ricette.pourfemme.it
Imagem: haztevegetariano.com
1 de 5
Como fazer tomate seco