Partilhar

Como conservar manjericão

 
Por Redação umCOMO. 15 agosto 2020
Como conservar manjericão

O manjericão é uma erva fresca e delicada que deixa sabor e aroma inconfundíveis em variadas receitas. Ele pode ser tanto cultivado em casa, quanto comprado em supermercados, mas é importante saber qual a melhor forma de conservar o manjericão para que ele possa ser mantido em perfeitas condições, e usado por muito mais tempo. Quer saber mais? Não deixe de ler, então, o seguinte artigo do umCOMO. Aqui você vai encontrar as melhores dicas para saber como conservar manjericão. Descubra qual a melhor opção para assegurar que o ingrediente não irá perder sabor, textura e nem o incomparável e delicioso cheirinho.

Também lhe pode interessar: Como conservar quinoa

Como conservar manjericão

Em primeiro lugar, tenha em mente que o manjericão é uma erva delicada, já que possui altas concentrações de água em sua composição – por isso mesmo que, caso ela seque ou seja cortada de maneira errada, pode acabar ficando escura e perder todo o sabor. Por isso, você deve conservar o manjericão em lugares frescos e escuros. Dessa forma, ele não perde nem as propriedades nutritivas, e muito menos o sabor.

Para conservar o manjericão, como citamos, você precisa posicioná-lo longe da luz direta. Em um ambiente mais escuro, a erva pode ficar por até duas semanas sem perder nenhuma de suas propriedades. Coloque os galhos de manjericão em um vaso, e o mantenha afastado dos raios solares.

Como conservar manjericão - Como conservar manjericão

Como conservar manjericão fresco

Não há melhor opção para conservar manjericão fresco do que congelando a erva. Se você deseja conservar seu aroma e sabor dessa maneira, primeiro deve prepará-lo corretamente. Limpe-o e retira as folhas dos caules, que podem ser descartados. Enxágue as folhinhas com água e, depois, seque-as retirando todo o excesso de água com papel absorvente, sempre tomando cuidado para não rompê-las. Coloque as folhas dentro de um saquinho fechado a vácuo e, em seguida, no congelador!

Com as folhinhas de manjericão completamente secas, um bom método para guardá-las no freezer é colocando o manjericão em recipientes herméticos, para que possa ser usado como diferentes tipos de acompanhamentos. Para isso funcionar, você deve conservar as folhas inteiras. Caso queira que o método seja ainda mais eficaz, recomendamos que, antes de você colocar o manjericão para congelar, posicione as folhas em uma bandeja, separadas entre si, de modo que não toquem umas às outras.

Depois que as folhas ficarem com uma consistência mais sólida, coloque-as em potes herméticos até a hora de utilizá-las. Quando você descongelar o manjericão, poderá cortar as folhas ou, então, usá-las como tempero para dar mais aroma e sabor a diferentes receitas. Uma sugestão infalível é preparar um delicioso espaguete ao pesto.

Em uma caixa de leite

Você sabia que é possível congelar o manjericão fresco usando uma caixa de leite? É bem fácil! Limpe com cuidado uma caixinha de leite tipo tetra pak e corte a parte superior dela. Coloque dentro dela um saquinho, onde você irá guardar o manjericão a vácuo, e feche a caixa de leite para preservar a erva completamente. Coloque a caixa na geladeira com o manjericão dentro e... pronto! As folhas vão manter cor, sabor e aroma agradável por muito mais tempo.

Você também pode aprender como fazer azeite de manjericão e, assim, aproveitá-lo ainda mais!

Pasta de manjericão para guardar

Outro ótimo truque para guardar o manjericão, ainda que não em seu estado natural, é preparando um delicioso molho pesto. Para isso, você precisará apenas amassar as folhas frescas do manjericão e adicionar um pouco de sal e azeite de oliva à mistura. Os ingredientes vão acabar contribuindo para que a erva conserve suas propriedades nutritivas, bem como cor e sabor. Coloque o molho em pequenos recipientes herméticos e, depois, no congelador. Prontinho! Agora você tem um molho pesto sempre útil para dar um toque extra de sabor aos seus pratos.

Como conservar manjericão no vaso

E, claro, uma maneira de ter o manjericão mais fresco possível a qualquer momento do dia é cultivá-lo em um vasinho na sua casa. No vídeo abaixo explicamos como germinar as sementes de manjericão para que ele cresça de maneira saudável.

Se você já tem o vasinho de manjericão, sugerimos as dicas do post que explica como cuidar de manjericão no vaso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar manjericão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como conservar manjericão
1 de 2
Como conservar manjericão

Voltar ao topo da página