Como conservar o fondant

Como conservar o fondant
Imagem: madefrompinterest.net

Durante os últimos anos a confeitaria foi melhorando até chegar a níveis inimagináveis de fama e reconhecimento. O que antes era reservado só para os confeiteiros e especialistas na matéria agora chegou às casas e pode ser feito praticamente no mundo todo. Entre o grande número de possibilidades que oferece, as decorações com fondant são das mais populares entre os amantes do doce. Fazê-lo em casa, manipulá-lo e criar as figuras que mais gostarmos é fácil, mas apresenta um problema. Depois de aberta ou começada, esta massa de açúcar endurece em poucos dias. Para evitar que isto aconteça e poder aproveitá-la durante mais tempo, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como conservar o fondant.

Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber é que, ao contrário do que acontece com outros alimentos, o frio é altamente prejudicial para o fondant, já que o estraga e endurece mais rápido. Consequentemente, de forma alguma guarde ele no congelador ou geladeira. Ao fazer fondant caseiro, devemos reservar na geladeira umas horas, mas isso é para que endureça e acabe de adquirir a consistência adequada, não para conservá-lo.

2

A melhor forma de conservar o fondant é com papel filme. Cubra o fondant inteiro que tenha sobrado depois de decorar um bolo ou de fazer figuras com ele, tense bem o papel filme para que não entre ar nenhum e guarde em um recipiente com tampa. Depois, guarde este recipiente em um lugar à temperatura ambiente, nem frio nem quente, e livre de umidade.

Imagem: sugarmur.com
3

Se tiver muita quantidade de fondant é recomendável, depois de envolver com o papel filme, colocá-lo em sacos de congelamento, para se certificar mais ainda de que não entra ar, e colocar esses sacos em recipientes com fechamento hermético. Desta forma de certeza que o fondant ficará em perfeitas condições até que volte a usá-lo. Lembre-se que o ar e a umidade são totalmente incompatíveis com esta massa de açúcar.

Imagem: comprafondant.com
4

Cada vez que tirar o fondant para usá-lo, lembre-se de amassá-lo bem para retomar a textura e consistência que tinha, e mesmo que pareça mais duro, verá como rapidamente volta à forma anterior. Nunca use papel de alumínio para guardar o fondant restante porque não servirá para conservá-lo. Este tipo de papel não é tão hermético e eficiente como o filme para conservar e manter os alimentos por um prazo de tempo médio ou longo.

5

Quanto à conservação de bolos com fondant você deve saber que é a mesma coisa que com a massa em si, nada de geladeira nem congelador. Lembre-se que um dos ingredientes principais do fondant é o açúcar, que se dissolve com a água, por isso não é recomendável colocar na geladeira. O ideal é introduzir em uma caixa ou recipiente com tampa e guardar em um lugar à temperatura ambiente onde não pegue a luz direta do sol nem fluorescente, pois danificariam a cobertura. Não cubra com papel filme, já que poderia danificar a decoração.

6

Depois que o bolo estiver começado, se tiver sobrado alguma porção, guarde na geladeira mas consuma durante os próximos dias. Apesar de que, o mais aconselhável é guardar os pedaços restantes em um recipiente com tampa, como faria com um bolo normal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o fondant, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.