Partilhar

Como comer lagosta

 
Por Ketlyn Araujo. 17 julho 2020
Como comer lagosta

A lagosta é um crustáceo com sabor característico, que transita entre o salgado e o adocicado, servido em diferentes restaurantes ao redor do mundo como um prato estrelado, que é normalmente acompanhado por uma taça de vinho ou champanhe. Se você não estiver acostumado/a, o processo de comê-la pode ser um pouco complicado, já que é necessário um pouco de prática e paciência, além de ter em mãos os utensílios necessários. Muitas pessoas têm a própria maneira de comer lagosta, e enquanto umas preferem comê-la em postas, outras optam por tirar toda a casca na intenção de chegar até a carne mais rapidamente. Neste artigo do umCOMO, você vai aprender como comer lagosta.

Também lhe pode interessar: Como preparar lagosta

Como abrir uma lagosta cozida

Para abrir uma lagosta cozida, siga estas etapas e saiba remover bem a casca sem desperdiçar a carne.

  1. Tire as garras: com um garfo especial para lagostas, tire a carne que fica dentro das garras. Para isso, é necessário virá-la para baixo, o que é feito dando voltas na base de cada garra. Quando terminar, coloque as duas garrinhas da lagosta no prato. Certifique-se de fazer tudo isso o mais longe possível de você (ou das suas roupas) para evitar manchas ou, então, use um guardanapo para se proteger.
  2. Retire as patas: para isso, você deve seguir um processo bem parecido com o que explicamos acima, além de remover a casca com auxílio de um palito de dente ou com a pontinha de faca ou garfo, para que você possa ver a carne.
  3. Corte a cauda: Depois de remover as patas, corte a cauda girando sua ponta, a fim de remover a carne que está dentro dela.
  4. Abra a casca: abra a casca da lagosta e estique-a para, além de removê-la com cuidado, retirar os pedaços de carne. Após esta etapa, você estará pronto para comer as diferentes partes da carne de lagosta.
Como comer lagosta - Como abrir uma lagosta cozida

Como comer lagosta passo a passo

Na maioria dos casos, a lagosta é um prato servido exclusivamente em restaurantes especializados em frutos do mar. A primeira coisa que você deve ter em mente ao pedir por uma, é que apesar de ser um prato delicioso, você pode acabar fazendo bastante sujeira na hora de comer, principalmente se você ainda não sabe a melhor maneira de fazer isso. Não se esqueça de que você vai ter que usar as mãos para abrir as garras da lagosta, a cauda e a casca, além de outras partes do animal, na intenção de obter a maior quantidade de sua suculenta carne. Para isso, é bem comum que os seguintes utensílios sejam fornecidos no próprio restaurante:

  • Quebrador para comer lagostas: muito similar a um quebra-nozes, sem um desses será difícil chegar até a carne da lagosta.
  • Garfo especial para lagostas: é um garfo de metal, longo e com a ponta fina, com o qual você poderá chegar até os pedaços de carne considerados mais complicados de tirar.
  • Prato para os restos: este é autoexplicativo.
  • Toalha para as mãos: ao terminar de comer a lagosta, você deve remover os restos de gordura ou sujeira com esta toalha úmida, que geralmente também contém limão para uma melhor limpeza e odor.
  • Um guardanapo grande: É uma boa idéia usar, além do guardanapo normal, um grande para colocar no pescoço e cobrir as roupas para não sujá-las.

Com todos esses utensílios (e a lagosta) em mãos, siga o passo a passo para comer lagosta:

  1. Coloque o guardanapo em volta do pescoço para não manchar a roupa.
  2. Comece a abrir a lagosta, como explicamos anteriormente. Primeiro remova as garras e abra-as, depois as patas, a cauda, ​​a cabeça e o corpo.
  3. Quando você tiver removido a casca por completo e a colocado no prato dos restos, com todos os pedaços de carne separados, será hora de comer sua lagosta com facilidade.
  4. Você pode comê-la tanto cozida com sal quanto com adição de molhos e outros temperos. Comer a cauda da lagosta com molho, inclusive, é uma das coisas mais comum, já que essa costuma ser a parte mais carnuda e saborosa.
  5. Lembre-se de que depois de abrir a casca ou depois de comer a lagosta, limpe bem as mãos com a toalha úmida.
Como comer lagosta - Como comer lagosta passo a passo

Dicas para comer lagosta

Preparar uma lagosta em casa é simples, e varia de acordo com a receita que você escolher - ela pode ser tanto cozida quanto grelhada. Para o preparo da lagosta cozida, você deve adicionar sal à agua quando ela estiver fervendo, para que os minerais da lagosta fiquem mais concentrados. Quando estiver pronta, você pode adicionar um pouco de maionese ou azeite de oliva, ao invés da manteiga derretida. Se você optar por fazer a lagosta em casa com ela ainda viva, te recomendamos esta outra receita sobre como preparar lagosta e outros frutos do mar, já que o procedimento é basicamente o mesmo.

Na hora de comer, tenha em mente as seguintes dicas para comer lagosta:

  • Uma das primeiras coisas a se fazer é separar a cabeça do corpo da lagosta.
  • Da mesma forma, abra o exoesqueleto ou casca para seguir pela barriga do animal sem danificar a carne.
  • Separe as patas do corpo e faça a mesma coisa com as articulações de cada pata, para retirar a carne.
  • Tire a carne com auxílio do garfo especial mencionado anteriormente e, se não tiver um, use a parte mais fina de um talher comum.
  • Depois de tirar toda a carne da lagosta, você pode usar o chamado "tomalley" (ou pasta de lagosta), ou seja, o caldo que vem de dentro do animal, como molho para os pedaços de carne.
  • Se quiser, você também pode comer as ovas da lagosta.
  • É importante ter em mente que a carne de lagosta é extremamente delicada, de modo que assim que ela morre entra rapidamente em decomposição. É por isso que os pedaços devem ser consumidos imediatamente, se não congelados.

Se você curte esse tipo de receita, recomendamos esta receita que explica como fazer creme de lagosta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer lagosta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como comer lagosta

O que lhe pareceu o artigo?

Como comer lagosta
1 de 3
Como comer lagosta

Voltar ao topo da página