Fazer pão com tomate

Como usar uma panificadora

Como usar uma panificadora

Se você mora na cidade e gosta de saborear um bom pão recém feito pela manhã, mas não tem tempo ou vontade para fazer a massa, a resposta está em uma máquina panificadora. Ela permite a você introduzir os ingredientes em um recipiente com uma pá no fundo e no centro, para depois colocar no pequeno forno incorporado. Normalmente, podem ser feitos diferentes tipos de massa e algumas também possuem temporizador para poder deixar um ciclo programado. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como usar uma panificadora, para ter sempre pão quentinho pela manhã.

Também lhe pode interessar: Como fazer waffles caseiros

Passos a seguir:

1

Para fazer uma barra de pão, os ingredientes são medidos e introduzidos na fôrma em uma ordem específica (normalmente os líquidos vão primeiro, com os ingredientes sólidos por cima).Depois, coloca-se a fôrma dentro da máquina. A ordem dos ingredientes é importante porque o fermento de padaria usado nas máquinas panificadoras ativa-se ao entrar em contato com a água, por isso os dois devem ser mantidos separados até ao início do programa.

2

A máquina precisa de umas poucas horas para elaborar uma barra de pão, primeiro misturando os ingredientes usando a pá até obter a massa, e depois cozendo. Depois de cozido, extrai-se a fôrma da máquina para retirar o pão. A pá, que fica no fundo da barra, retira-se deixando uma fenda nela, com a sua forma. A forma do produto final é um pouco incomum, já que muitos dos primeiros modelos faziam barras de pão verticais, quadradas ou cilíndricas, muito diferentes das industriais. Mas agora os modelos mais recentes têm uma fôrma horizontal, mais comum.

3

As receitas para as máquinas panificadoras costumam usar menores quantidades do que as normais, e com frequência são calculadas a partir da capacidade da fôrma (as mais comuns nos Estados Unidos são de 700 g, por isso muitas receitas estão escritas para esta capacidade, que não é a única disponível no mercado).

4

Comercializam-se misturas para pão específicas para panificadoras, com os ingredientes nas quantidades adequadas, incluindo a farinha e o fermento, assim como aromatizantes e algumas vezes condicionadores de massa, em que normalmente só é necessário adicionar a água. As panificadoras não costumam funcionar bem com farinhas que não sejam de trigo, por isso as receitas que incluem uma quantidade importante de centeio ou milho, que não possuem glúten, são de difícil elaboração nelas, assim como qualquer outra massa que tenha uma quantidade muito alta de líquido (como a ciabatta).

5

Normalmente o pão feito em casa estraga-se antes que o industrial por não ter conservantes. No entanto, é possível (apesar de ser complicado) usar massa-mãe ou algum pré-fermento nas receitas se a máquina for suficientemente rápida para crescer. A massa-mãe contém um cultivo simbiótico de fermento e lactobacilos: o fermento dá um pouco de sabor e o dióxido de carbono necessário para a massa crescer, enquanto o ácido láctico produzido pelos lactobacilos melhora bastante a conservação do pão além de afetar o seu sabor; os pré-fermentos proporcionam alguns destes benefícios com uma previsibilidade maior.

6

Se a máquina panificadora possuir um temporizador, podemos controlar quando começa o processo de elaboração. Assim, por exemplo, podemos colocar os ingredientes à tarde mas sem começar a elaboração até à madrugada seguinte, e o pão é preparado recentemente para o café da manhã. Alguns modelos podem cozinhar outras coisas além de pão, como geleias ou mochi, um tipo de massa de arroz para doce japonês. Uma das inovações mais recentes é a capacidade de adicionar frutos secos ou fruta durante o processo automático de amassar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar uma panificadora, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • As panificadoras costumam demorar de 3 a 4 horas para preparar uma peça. No entanto, começaram a ser mais populares os modos rápidos, muitos deles capazes de produzir uma peça em menos de uma hora. O pão resultante não é tão bom, mas pode ser útil.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
ELANE RIBAS VASCONCELLOS
Sou do Brasil e tenho uma máquina desta que trouxe da Espanha mar não tenho mais o receituário. Vcs poderiam me ajudar com um livro de receitas?
A sua avaliação:
nahum thomas
eu quero saber como funcionar e preço
ELANE RIBAS VASCONCELLOS
Ela funciona bem.
Na mesma cesta que faz a pão, faz bolo, arroz doce, lentilha, vai de bico, etc.
Fica um cheiro maravilhoso, sabor excelente TB.
Não sei se tem no Brasil.
Eu trouxe uma da Espanha mas diz meu cadastro no CRAS e não quero mais fala, pq se isso até 100 kkwtz de luz a minha conta vem zerada.
Assim que, viu vender a minha
Quer comprar?
Paguei 250 euros.
Tô dando por 250 reais.
Como usar uma panificadora