Como fazer queijo parmesão

Como fazer queijo parmesão

O queijo parmesão tem origem italiana, mas é, também, um dos mais populares no Brasil. Principalmente para os amantes de massa, ele não pode faltar na geladeira na versão ralada. E, ao contrário do que pode pensar, não é necessário comprar o saquinho de queijo ralado quando quiser um acompanhamento para o seu macarrão. É possível fazer queijo parmesão de qualidade em casa. E não só para isso, mas também para comer em pedaços junto com um vinho ou para fazer receitas que ficam mais saborosas na companhia deste queijo, como o creme de espinafre. Neste artigo do umCOMO vamos te ensinar como fazer queijo parmesão, direto da sua casa.

Mais de 2 horas Dificuldade alta
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • 1 fôrma para queijo
  • Panela alta
  • Tábua ou outra superfície plana
  • Papel de cozinha
Passos a seguir:
1

Para começar o passo a passo de como fazer queijo parmesão, aqueça o leite dentro de uma panela alta, em temperatura de aproximadamente35 a 37 graus, isto é, em fogo médio-baixo.

2

Fora do fogo junte a cultura termofílica de bactérias e deixe descansar por aproximadamente 1 hora.

3

Essa mistura irá formar uma coalhada. Corte-a, tampe a panela e deixe descansar durante 20 minutos.

4

Volte a panela para o fogo, dessa vez em fogo médio, e deixe ferver durante 20 minutos, mexendo sem parar. É importante que o coalho ferva junto com o soro, por isso se deve usar uma panela alta. Separe uma concha do soro e misture com as sementes de urucum.

5

Desligue o fogo e adicione a mistura de soro e urucum à coalhada fervente, assim que ela sair do fogo e mexa bastante.

6

Espere a mistura amornar e despeje-a em forma própria para queijo, que permite que o soro escoe. Faça isso sobre uma vasilha, para recolher o soro, ou dentro da pia limpa.

7

Escorra o soro e pressione bem com uma colher para que o líquido e a maior parte do ar saiam e para que o queijo fique com o formato da fôrma. Depois disso, deixe-o descansar por 12 horas.

8

Depois das 12 horas retire o queijo da fôrma e deixe-o a descansar na salmoura durante 3 dias.

9

Passados os três dias escorra o queijo e seque-o com um papel de cozinha. Coloque-o sobre uma tábua ou outra superfície plana e deixe repousar por 7 dias, secando 2 vezes por dia até que ele forme uma casca amarelada. Depois da casca formada, passe azeite de oliva por fora.

10

Deixe curar por mais alguns dias, secando sempre que necessário, em média 2 vezes por dia.

11

Ao fim dos dias que julgar necessário para curar, o seu passo a passo de como fazer queijo de parmesão está finalizado e ele está pronto para ser usado a seu gosto. Geralmente costumamos ralar, mas também pode ser comido em pedaços ou usado como tempero em pratos com sabor marcante.

Se você gostou de ideia de fazer seus próprios queijos, não deixe de ver também nossos artigos sobre como fazer queijo gouda e minas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo parmesão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.