Preparar o arroz

Como fazer arroz ao vapor

Como fazer arroz ao vapor

Preparar arroz ao vapor é muito simples e irá permitir-lhe cozinhar uma infinidade de receitas deliciosas. Além disso, é uma forma muito saudável de comer arroz, já que é preparado apenas com água e você não precisará dispor sequer de vaporeira em casa. Se você quiser aprender os passos para fazer arroz ao vapor, não perca este artigo de umComo.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Caçarola
  • Coador
  • Tampa
Também lhe pode interessar: Como fazer batatas ao vapor
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para preparar arroz ao vapor será medir a quantidade de arroz que vamos preparar. Normalmente, toma-se como medida de referência uma xícara de arroz para duas pessoas, ainda que algumas possam precisar de outras quantidades. Assim, na hora de ferver este alimento, destaca-se que a proporção de água e arroz é de duas xícaras de água para cada xícara de arroz.

Como fazer arroz ao vapor - Passo 1
2

A seguir, coloque no fogo uma caçarola ou panela com água com um coador em cima; é fundamental que a caçarola seja suficientemente grande para que a água não chegue a tocar no coador ou salpique ao cozinhar. O coador deverá encaixar perfeitamente sobre a panela e ser suficientemente fino para que os grãos de arroz não passem.

Como fazer arroz ao vapor - Passo 2
Imagem: kassidykey9.wordpress.com
3

Enquanto esquenta a água, você deverá lavar o arroz com água fria para tirar o amido e evitar que fique compacto ao cozinhar. Você pode usar o coador ou outro escorredor e colocá-lo diretamente embaixo da torneira.

Como fazer arroz ao vapor - Passo 3
Imagem: cocinalaxant.blogspot.com
4

Assim que a água ferver, ponha o coador com o arroz sobre a caçarola e coloque uma tampa que encaixe sobre o arroz, para evitar que o vapor escape, mas sem chegar a amassá-lo. Deveremos deixar que o arroz cozinhe ao vapor durante 20 minutos e depois apagaremos o fogo.

Como fazer arroz ao vapor - Passo 4
Imagem: Dimensão végan
5

Após este tempo, o arroz ao vapor estará pronto e sua aparência será pegajosa. Caso você não o vá usar no momento, tampe com um pano de algodão limpo para que se conserve perfeitamente.

Como fazer arroz ao vapor - Passo 5
6

Aprenda também alguns truques para evitar que o arroz grude, entrando no nosso artigo. Para além disso, pode ainda ver mais receitas de arroz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer arroz ao vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
rubens
Vejo um problema: em que momento entra o sal na receita.
junior
Muito bom gostei até comprei panela
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Junior, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: kassidykey9.wordpress.com
Imagem: cocinalaxant.blogspot.com
Imagem: Dimensão végan
1 de 6
Como fazer arroz ao vapor