Chá gelado

Como fazer Mate Leão

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 23 fevereiro 2021
Como fazer Mate Leão

Quem não é carioca pode não entender os berros de "Mate Leão" que os vendedores ambulantes costumam dar nas praias do Rio. Apesar da grafia correta ser "Matte Leão" com dois "T", os brasileiros deram uma facilitada e acabam escrevendo da maneira como se fala ou de acordo com o nome da erva: Mate.

Matte Leão é uma marca de chá da Erva-Mate que há mais de 100 anos está no mercado brasileiro. Surgiu como uma simples marca de chá em pó e hoje já existem versões líquidas prontas para o consumo e variações como chá-verde e com frutas.

Além do sabor marcante, o chá-mate também é querido pelas propriedades saudáveis da erva-mate que ajudam a acelerar o metabolismo, dar energia, têm propriedades antioxidantes e ainda ajudam na prevenção de doenças cardíacas e colesterol.

Preparar o chá não tem muito segredo, basta comprar os produtos da marca. Mas muita gente se pergunta como fazer mate igual ao da praia, e neste artigo do umCOMO te damos o passo a passo de como fazer chá mate e conselhos de como fazer Mate Leão igual ao da praias cariocas. Não perca!

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Opcionais para outras receitas
Vai precisar de:
  • 1 panela com capacidade para pelo menos 1 litro de água
  • Peneira fina ou coador
  • Liquidificador
Também lhe pode interessar: Como fazer Chimarrão
Passos a seguir:
1

A versão mais popular do Mate Leão é a gelada com limão. A base dela é, obviamente, o chá Matte e por isso você deve começar essa receita com o passo a passo de como fazer chá mate. Existem variações quanto ao método de infusão, a mais simples e a que vamos seguir aqui é colocar a erva para ferver junto com a água em uma panela grande. Assim que você perceber que a água atingiu um cor escura de chá preto, desligue o fogo.

2

Não tem segredo quando a pergunta é como fazer chá mate. Agora basta coar a mistura de Mate Leão e deixar esfriar.

3

Enquanto isso, esprema dois limões e separe uma quantidade de 10 colheres de açúcar. Se quiser deixar mais saudável substitua o açúcar por mel ou açúcar mascavo.

Dica: como estamos nos propondo a fazer mate igual ao da praia usamos açúcar na receita, mas este é um item opcional. Você pode consumir o chá mate sem açúcar.

4

O próximo passo de como fazer Mate Leão e deixá-lo ainda mais parecido com o da praia é bater o chá, o suco de limão e o açúcar no liquidificador. Essa também é uma etapa opcional, você pode simplesmente misturar todos os ingredientes manualmente caso não tenha o eletrodoméstico em casa.

5

Nesta receita simples você aprendeu como fazer chá mate e como fazer Mate Leão igual ao das praias do Rio de Janeiro. Agora você não precisa mais estar em terras cariocas ou, simplesmente, na praia para apreciar essa bebida deliciosa e refrescante.

Se for tomar na hora, sirva com cubos de gelo, ou, então, guarde na geladeira para mais tarde. Você pode fatiar rodelas de limão e colocar no copo para dar um sabor extra e ainda um toque de decoração.

Essa é uma ótima opção de bebida para quando você dá por exemplo uma festa na piscina ou um almoço em dia de sol. Você pode inclusive decorar os copos com guarda-sóis de papel ou abacaxis. Servi-lo os copos temáticos ou o que mais a sua imaginação permitir, como, por exemplo, deixar à disposição dos convidados em uma suqueira de metal, como fazem os vendedores de chá mate na praia.

Como petiscos você pode combinar com biscoitos de polvilho e formar o combo com chá mate para ter uma experiência praia carioca completa!

Como fazer Mate Leão - Passo 5
6

Uma variação dessa receita de chá mate com sabor marcante e muito especial é substituir o suco de limão por 250 ml de suco de laranja fresco. Você ainda pode servir com um pauzinho de canela e um pouco de cravo da índia.

Como fazer Mate Leão - Passo 6
7

Outras substituições e adições que dão um sabor especial ao Mate Leão é substituir o açúcar cristal ou refinado por açúcar mascavo e adicionar um maço de hortelã enquanto espera o chá esfriar. Depois é só coar a erva e a hortelã ao mesmo tempo.

Conheça todos os benefícios da erva-mate neste outro artigo do umCOMO.

Como fazer Mate Leão - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Mate Leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Anderson
Com duas colheres de mate eu achei um pouco ralo. Acho que me acostumei com os do Mega Mate e Rei do Mate.
A sua avaliação:
Cleber
Para ficar igual ao do Rio a água tem que ser da bica kkkkkkk
A sua avaliação:
Rodolfo Marinho
Olá! Alguém sabe onde encontro o mate com limão em xarope?
A sua avaliação:
Bento
amei vou fazer chá mate
A sua avaliação:
Vera
deixo ele bem geladinho e essa receita de mate leão ficou perfeita. Obrigada!
1 de 4
Como fazer Mate Leão