Partilhar

Como fazer Mate Leão

 
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer Mate Leão

Quem não é carioca pode não entender os berros de "Mate Leão" que os vendedores ambulantes costumam dar nas praias do Rio. Apesar da grafia correta ser "Matte Leão" com dois "T", os brasileiros deram uma facilitada e acabam escrevendo da maneira como se fala ou de acordo com o nome da erva: Mate.

Matte Leão é uma marca de chá da Erva-Mate que há mais de 100 anos está no mercado brasileiro. Surgiu como uma simples marca de chá em pó e hoje já existem versões líquidas prontas para o consumo e variações como chá-verde e com frutas.

Além do sabor marcante, o chá-mate também é querido pelas propriedades saudáveis da Erva-Mate que ajudam a acelerar o metabolismo, dar energia, têm propriedades antioxidantes e ainda ajudam na prevenção de doenças cardíacas e colesterol.

Preparar o chá não tem muito segredo, basta comprar os produtos da marca. Mas se você tem vontade de consumir o mate da mesma maneira que ele é vendido na praia, siga os conselhos do umCOMO e saiba como fazer Mate Leão igual ao da praia.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Opcionais para outras receitas
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer Chimarrão
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

A versão mais popular do Mate Leão é a gelada com limão. A base dela é, obviamente, o chá Matte. Existem variações quanto ao método de infusão, a mais simples é colocar a erva para ferver junto com a água em uma panela grande. Assim que você perceber que a água atingiu um cor escura de chá preto, desligue o fogo.

2

Coe a mistura de Mate Leão e deixe esfriar.

3

Enquanto isso, esprema dois limões e separe uma quantidade de 10 colheres de açúcar. Se quiser deixar mais saudável substitua o açúcar por mel ou açúcar mascavo.

Dica: a receita da praia leva açúcar, mas este é um item opcional. Você pode consumir o chá sem açúcar.

4

Para deixar ainda mais parecido com o Mate Leão da praia, bata o chá, o suco de limão e o açúcar no liquidificador. Essa também é uma etapa opcional, você pode simplesmente misturar todos os ingredientes manualmente.

5

Agora você já sabe como fazer Mate Leão igual o do Rio de Janeiro.

Se for tomar na hora, sirva com cubos de gelo, se não, guarde na geladeira para mais tarde. Você pode fatiar rodelas de limão e colocar no copo para dar um sabor extra e ainda um toque de decoração.

Como fazer Mate Leão - Passo 5
6

Uma variação dessa receita é substituir o suco de limão por 250 ml de suco de laranja fresco. Você ainda pode servir com um pauzinho de canela e um pouco de cravo da índia.

Como fazer Mate Leão - Passo 6
7

Outras substituições e adições que dão um sabor especial ao Mate Leão é substituir o açúcar cristal ou refinado por açúcar mascavo e adicionar um maço de hortelã enquanto espera o chá esfriar. Depois é só coar a erva e a hortelã ao mesmo tempo.

Como fazer Mate Leão - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Mate Leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer Mate Leão

O que você achou da receita?

Como fazer Mate Leão
1 de 4
Como fazer Mate Leão

Voltar ao topo da página