Chimarrão

Como fazer Chimarrão

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer Chimarrão
Imagem: guiadasemana.com.br

Chimarrão ou mate, é uma bebida muito gostosa típica do Sul da América. Esta bebida que em tempos foi proibida por ser considerada "erva do diabo", tornou-se mais tarde mais que um hábito, um incentivo, devido à ausência de álcool na sua composição. Hoje em dia é um símbolo de hospitalidade, sendo tradição oferecer a bebida em uma cuia quando se recebe visitas em casa. É considerada uma "bebida comunitária", que une as pessoas que a partilham e que propaga o "bem", ou seja, quando você passa a bebida para o outro, está-lhe desejando algo bom. O seu consumo é muitas vezes comparado à tradição do cachimbo da paz. Tem um gosto ligeiramente amargo, conferido pela erva-mate usada na sua produção e é rica em vitaminas, tendo propriedades benéficas para a saúde. Se quer aprender como fazer Chimarrão, não perca esse artigo de umComo.com.br que nós ensinamos-lhe passo a passo!

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Cuia
  • Bomba
  • Chaleira ou panela
Também lhe pode interessar: Como fazer capuccino
Passos a seguir:
1

Um aspeto muito importante a ter em conta é a cuia utilizada. A cuia é feita a partir do fruto da cuieira ou do porongo e deverá ter a largura de uma caneca e a altura de um copo alto. A sua forma deverá ser semelhante ao seio de uma mulher ou a uma esfera.

2

Para começar a fazer chimarrão, comece por colocar a erva-mate na cuia, cerca de dois terços da mesma.

Vire a cuia para baixo e tampe com a mão. Sacuda um pouco e volte a colocar na posição correta, para que as ervas mais finas fiquem na parte de cima e assim não entupam a bomba.

3

Tombe ligeiramente a cuia e deixe as ervas do lado direito. Coloque um pouco de água fria no outro lado e espere que a erva a absorva para inchar um pouco. Nunca coloque logo a água quente, pois assim irá queimar as ervas e deixar um gosto super amargo no chimarrão!

4

Tampe a extremidade da bomba que fica do lado de fora da cuia com o seu dedo polegar e vá descendo a bomba pela cuia, sempre colada à parede, para que não entre ervas no tubinho. Quando chegar ao final, retire o seu dedo. A água deverá descer um pouco.

5

Aqueça a água em uma chaleira ou em uma panela até ficar bem quente, mas não deixe ferver. Tombe novamente a cuia e vá deitando a água no lado oposto das ervas, até que esta preencha todo o espaço restante. As ervas ficarão "coladas" na parede da cuia, como uma parede. Assim você não lava o mate e o sabor irá perdurar por muito mais tempo!

6

E pronto, sente-se na roda e que comece o convívio! Não se esqueça que quem coloca a água faz as honras, sorvendo o primeiro mate e cuspindo-o fora, até roncar a cuia. Agora você já sabe como fazer chimarrão!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Chimarrão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Se você achar seu chimarrão demasiado amargo, coloque um pouquinho de açúcar para cortar a acidez.
  • Se a sua cuia for nova, não esqueça de curá-la, colocando no seu interior água e erva-mate durante uma semana.
  • Se quiser dar um gostinho especial à sua cuia, coloque dentro dela whisky durante cerca de 10 dias, para aromatizar a madeira.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Roberta
Só para agradecer as dicas (conselhos) e o passo a passo de como preparar a bebida! Gratidão .
A sua avaliação:
JOSE ROBERTO
Foi de grande avalia, sempre fui fã de Chimarrão, desde pequeno. Mas como minha cidade tem uma temperatura, meu consumo é pequeno.
Imagem: guiadasemana.com.br
Como fazer Chimarrão