Geleia

Como fazer geleia de laranja diet

Como fazer geleia de laranja diet

De maneira geral, o consumo de geleia na alimentação costuma ser relevante por conta das múltiplas opções com as quais você pode usar esse produto. Você pode comê-la no café da manhã junto com torradas, usar a geleia para fazer um bolo ou torta, lançar mão do ingrediente para preparar diferentes sobremesas e até incorporando a geleia em receitas salgadas ou com toque agridoce. A geleia é ideal para todos esses casos e a grande quantidade de sabores que existem no mercado permitem que a gente escolha a de nossa preferência. Porém, um dos principais inconvenientes apresentados pelas geleias vendidas em muitos estabelecimentos tem a ver com suas altas concentrações de açúcar. Mesmo que cada vez mais seja possível encontrarmos uma maior oferta de geleias sem açúcar para compra, a quantidade de produtos com esse componente ainda é superior – já que ele serve como conservante e potencializa o sabor.

Por exemplo, se você gosta do sabor da laranja, pode optar por comprar ou preparar uma geleia desse sabor na sua própria casa, além de decidir se você quer ou não incluir o açúcar na sua receita. Hoje, aqui no umCOMO, te ensinamos como fazer geleia de laranja diet para evitar exagerar nas quantidades de açúcar, sem perder a oportunidade de saborear uma deliciosa geleia.

2 convidados Mais de 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer geleia de laranja

Passos a seguir:

1

Para fazer essa receita de geleia de laranja diet, comece descascando as laranjas e tirando toda a pele branca da fruta, inclusive as de textura mais grossa.

Como fazer geleia de laranja diet - Passo 1
2

Após tirar toda a parte branca das laranjas, corte-as e deixe-as separadas para seguir com o preparo. A seguir, pegue uma panela e encha de água, colocando a água para ferver em fogo alto.

Se você quiser aromatizar mais a geleia de laranja sem açúcar, você pode adicionar alguns pedaços de canela em pau à água antes que ela comece a ferver.

3

Quando você notar que a água está fervendo, para continuar o passo a passo de como fazer geleia de laranja diet, adicione os pedaços de laranja cortadospreviamente na panela. Reduza a intensidade do fogo para que a geleia comece a cozinhar em temperatura média. É importante que os tempos de cozimento sejam respeitados, e que você não os acelere mantendo o fogo alto. Caso você faça isso, pode acabar estragando o resultado final da receita.

Como fazer geleia de laranja diet - Passo 3
4

Espere 5 minutos com o cozimento em fogo baixo e, depois, adicione o suco de um limão à panela. Não se esqueça de que o limão é um conservante natural bastante potente, e seu uso nesta receita é fundamental para que você possa conservar a geleia de laranja por muito mais tempo.

Como fazer geleia de laranja diet - Passo 4
5

Após adicionar o suco de limão, adicione o xarope de agave ou mel para dar um toque doce sem a necessidade de adicionar açúcar ou adoçante na geleia de laranja. Você também pode usar o mel para adoçar a receita.

De qualquer forma, tanto o xarope de agave quanto o mel são ingredientes opcionais. Ou seja, a receita de geleia de laranja diet pode ser perfeitamente preparada apenas com água. Se você quiser dar um toque mais doce à receita sem ter que usar o açúcar diretamente, deve adicionar o xarope ou o mel.

Como fazer geleia de laranja diet - Passo 5
6

Após acrescentar todos os ingredientes na panela, espere que cozinhem mexendo com frequência e até que não sobre mais água. O resultado será uma geleia de laranja consistente. Se você quiser preservar a fibra da laranja, amasse a geleia e, se quiser eliminá-la por completo, opte por coar.

Se você optar por amassar a geleia, antes de fazê-lo deve retirar a canela em pau adicionada no início da receita para aromatizar o preparo.

7

O último passo para você terminar de fazer geleia de laranja diet é dividi-la em diferentes recipientes de vidro. Esterilize cada um deles e tenha certeza de que eles podem ser perfeitamente fechados para que você possa conservar a geleia por muito mais tempo.

Você deve consumir a geleia de laranja (ou de outras frutas) em um período máximo de duas semanas a partir do momento que você abrir o recipiente. Recomendamos que você coloque uma etiqueta indicando o sabor da geleia, data de preparo e a data de abertura do vidro, que vai indicar quando você começou a consumir a geleia.

Como fazer geleia de laranja diet - Passo 7
8

Agora que você já sabe como fazer geleia caseira de laranja diet, é importante que você conheça todos os benefícios que esse produto pode promover para a nossa saúde. Por exemplo, esta geleia contém vitamina C, proveniente das laranjas, o que a torna um alimento ótimo para o corpo humano. Os principais benefícios da geleia de laranja são os seguintes:

  • Contém zinco, ferro e magnésio, sendo assim uma grande fonte de energia.
  • Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico devido às concentrações de vitamina C, entre outras.
  • Ajuda a reduzir o mau colesterol, ou seja, o LDL.

Após conhecer essa receita de geleia sem açúcar, talvez você queira provar outras de diferentes sabores, se esse for o caso, não deixe de conferir como fazer geleia de morango sem açúcar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer geleia de laranja diet, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Se você quer engrossar a geleia de laranja, ou se quer dar um toque adocicado à receita sem açúcar, de forma que ela continue sendo boa para pessoas diabéticas ou que não queiram consumir grandes quantidades do ingrediente, no umCOMO recomendamos que você use o xarope de agave, já que ele possui um menor índice glicêmico. Ainda assim, o melhor a se fazer é sempre consultar um médico para saber se o consumo desse xarope é permitido caso você sofra de diabetes.
  • Para quem não tem diabetes, é possível usar tanto o mel quanto o xarope de agave para dar um toque adocicado à geleia de laranja.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Renata Haydu
Como você qualifica como DIET algo que vai xarope de agave ou mel??? DIABÉTICOS NÃO PODEM CONSUMIR. NÃO É DIET.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Renata, agradecemos o seu comentário! Está indicado nos ingredientes que o mel ou xarope são opcionais. E nos conselhos ao final da receita ressaltamos o seguinte: "Para quem não tem diabetes, é possível usar tanto o mel quanto o xarope de agave para dar um toque adocicado à geleia de laranja". Neste caso os diabéticos podem consumir a receita sem fazer a adição destes dois ingredientes. :) Esperamos que você continue acompanhando os nossos artigos! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Dindoco
"É importante que os tempos de cozimento sejam respeitados". QUE TEMPOS ? A RECEITA NÃO INCLUI OS TEMPOS... TÁ TIRANDO SARRO ?!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Dindoco. O tempo de cozimento é até que a geleia atinja a consistência desejada, sempre seguindo as indicações de quando abaixar o fogo para que não queime. Esperamos que sua receita dê certo! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
1 de 6
Como fazer geleia de laranja diet