Como fazer feijão tropeiro

Como fazer feijão tropeiro
Imagem: receitasdecomidas.com.br

O feijão tropeiro é um prato brasileiro, foi criado por bandeirantes e tropeiros paulistas. Este feijão é o segredo de muitas tias e avós brasileiras, cada uma faz de maneira especial. O feijão tropeiro é um prato bem rico, pois leve feijão e mandioca e é bem fácil sentir-se satisfeito depois de um prato desta iguaria brasileira. Normalmente esta receita é utilizada nos almoços de família, onde se junta muita gente, um prato que todos adoram e não sai nada caro de se preparar. Aprenda em umComo como fazer feijão tropeiro bem gostoso e aconchegante.

10 convidados Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é cozinhar o feijão carioquinha na panela de pressão, mais ou menos por 20 minutos. Se estiver durinho após os 20 minutos pode deixar mais um pouco até ele ficar bem cozido.

Imagem: oeternoprazerdecomer.blogspot.com
2

Coloque o azeite na frigideira e o bacon, deixe fritar bem. Quando o bacon estiver a ficar crocante, pode retirá-lo da frigideira.

Imagem: proximaviagem.com
3

No azeite em que você fritou o bacon, vai fritar as linguiças, deixe elas ficarem bem fritinhas.

4

Quando as linguiças acabarem de fritar, desligue o lume, numa panela faça um refugado com o azeite, cebola e alho. Deixe a cebola ficar bem molinha e transparente e o alho bem douradinho.

5

Com o seu refogado pronto, junte as linguiças, o bacon e a pimenta malagueta esmagada. Mexa durante uns minutinhos.

6

Misture o feijão previamente escorrido ao refugado, envolva suavemente o feijão com as linguiças e o bacon.

7

Quando o feijão estiver esquentando, pode colocar a couve e volte a envolver com cuidado para não esmagar o feijão. Deixe a couve cozer neste preparado por 5 minutinhos.

Imagem: semmedida.com
8

Passado o tempo de cozimento da couve, você deve colocar a farinha de mandioca aos poucos, enquanto vai mexendo cuidadosamente o seu feijão tropeiro.

9

Quando acabar de juntar a farinha de mandioca ao seu feijão tropeiro, desligue o lume e junte os cheiros verdes e o cebolinho a gosto.

10

Dê uma mexidinha e junte também os ovos cozidos e picadinhos, mexa mais um pouco para incorporar os ovos no feijão tropeiro e esta deliciosa receita está pronta.

11

Sirva o feijão tropeiro ainda quente a acompanhar uns torresminho e arroz branco, fica uma verdadeira maravilha. Vale lembrar que é uma comidinha bem pesada, deve ser feita para os almoços em família e depois pode aproveitar e dar uma boa caminhada.

Veja também: Como temperar feijão - Todos os tipos

Imagem: cuecasnacozinha.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer feijão tropeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.