Brócolis

Como fazer couve-flor gratinada

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer couve-flor gratinada
Imagem: galimoneando.blogspot.com

Na hora de cozinhar a couve-flor, uma das receitas mais elaboradas é a couve-flor gratinada com bechamel, pois se trata de um prato único que costuma agradar a maioria das crianças. A cremosidade do molho combina perfeitamente com o sabor desta verdura, sendo uma deliciosa proposta para qualquer ocasião. Por isso, em umComo, queremos contar com detalhes como fazer couve-flor gratinada. Tome nota!

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Caçarola
  • Bandeja para forno
Também lhe pode interessar: Receitas com couve-flor
Passos a seguir:
1

Primeiro, antes de preparar sua couve-flor gratinada, é importante que saiba escolher uma couve-flor para comprar a melhor de todas e a receita ficar mais saborosa. Certifique-se de que esteja bem dura e firme, com as folhas macias e verdes.

Como fazer couve-flor gratinada - Passo 1
2

Em seguida, devemos cortar a couve-flor separando os diferentes galhos da massa e lavá-las ou limpá-las para retirar qualquer tipo de sujeira, como terra ou algum pequeno inseto. Se desejar, deixe-a de molho com um pouco de vinagre para a limpar completamente, assim como se faz para limpar o brócolis.

Como fazer couve-flor gratinada - Passo 2
3

A etapa seguinte para preparar a couve-flor gratinada será cozinhar a couve-flor em uma panela ou caçarola suficientemente grande com água. Destaca-se que, ao fervê-la, esta verdura desprende um cheiro característico desagradável para muitos, pelo que, em umComo, explicamos alguns truques para que não cheire a couve-flor. Uma vez cozida, escorra-a com a ajuda de um espremedor ou coador e reserve-a.

Como fazer couve-flor gratinada - Passo 3
Imagem: romeroymas.blogspot.com
4

Agora será necessário preparar o molho bechamel com o qual vamos gratinar a couve-flor. Não é complicado, basta dissolver a manteiga em uma frigideira e ir acrescentando farinha para que toste e, em seguida, acrescentar aos poucos o leite e, finalmente, temperar. Você pode acompanhar os passos detalhados em nosso artigo: como fazer molho bechamel.

Como fazer couve-flor gratinada - Passo 4
Imagem: rincondelvegano.blogspot.com
5

O seguinte passo para fazer couve-flor gratinada será colocar a verdura em uma bandeja própria para forno; é importante que seja grande para poder espalhá-las sem empilhá-las. Em seguida, cubra a couve-flor com o molho bechamel e acrescente queijo ralado em cima. Também podem ser adicionados alguns pedaços de manteiga e queijo para que fique dourada.

Como fazer couve-flor gratinada - Passo 5
Imagem: lasrecetasdeomy.blogspot.com
6

Por último, com o forno pré-aquecido a 200ºC, coloque a bandeja com a couve-flor e o bechamel no forno para gratinar. São suficientes 10 minutos de cozimento e você poderá deliciar-se com sua deliciosa couve-flor gratinada com bechamel.

Como fazer couve-flor gratinada - Passo 6
Imagem: galimoneando.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer couve-flor gratinada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: galimoneando.blogspot.com
Imagem: romeroymas.blogspot.com
Imagem: rincondelvegano.blogspot.com
Imagem: lasrecetasdeomy.blogspot.com
Imagem: galimoneando.blogspot.com
1 de 7
Como fazer couve-flor gratinada