Outros Receitas com ovos

Como aproveitar as claras dos ovos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 novembro 2019
Como aproveitar as claras dos ovos

Muitas vezes quando usa ovos para preparar creme, pudim ou maionese, o mais normal é que sobrem as claras dos ovos utilizados. Muitas pessoas jogam fora diretamente, por não saberem o que fazer com elas, mas se quiser tirar o máximo proveito dos seus ingredientes de cozinha e não desperdiçar nada, continue lendo este artigo. Em umComo.com.br vamos propor algumas sugestões mais ou menos simples para que as claras não acabem no lixo. Descubra como aproveitar as claras dos ovo e tirar partido delas sem desperdícios.

Também lhe pode interessar: Como fazer claras em neve

Passos a seguir:

1

Uma forma de aproveitar as claras dos ovos é fazendo um bolo. Você pode achar que sem ovo não tem forma de fazer um bolo, mas adiantamos já que existem receitas deste tipo de doces muito simples, sem a gema dos ovos.

Só precisará de:

  • Uma forma de 20 cm de diâmetro
  • 55 gramas de farinha com fermento
  • 50 g de açúcar de confeiteiro
  • 6 claras de ovos
  • 80 gramas de açúcar
  • Uma colher de chá de suco de limão
  • Uma pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180 graus e, em um tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar de confeiteiro. Enquanto isso, em um recipiente terá que bater as claras em neve com as gotas de limão, até que se formem bicos, adicionando o açúcar em três fases. Quando as claras não caírem ao virar o recipiente, é porque já estão no ponto. Adicione os ingredientes sobre as claras com cuidado e espalhando com a espátula, depois verta a mistura na forma sem untar. Terá que assar por 45 minutos.

Como aproveitar as claras dos ovos - Passo 1
2

Se deseja uma sobremesa muito gostosa, propomos a você uma receita de Pavlova. É um doce feito com claras de ovo, de origem australiano, costuma vir acompanhado com fruta e creme chantilly e tem uma textura muito suave e leve.

Ingredientes necessários:

  • 3 claras de ovo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de maisena
  • Umas gotas de suco de limão
  • Creme de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 quilo de morangos

Comece pré-aquecendo o forno a 150 graus, cubra uma bandeja com papel manteiga e desenhe um círculo com o contorno de uma panela. Pegue em um recipiente e bata as claras em neve. Pouco a pouco, adicione os 3/4 de açúcar, sem nunca deixar de bater. Depois, misture o açúcar restante com a maisena e coloque o suco de limão de forma gradual. De seguida, espalhe o creme no círculo desenhado anteriormente, certificando-se de que tenha, pelo menos, 1 cm de espessura. Agora terá que colocar o resto da mistura em um saco de confeiteiro; faça círculos sobre o contorno criado antes, realizando uma tigela não muito profunda.

Deve assar a 150 graus durante uma hora; depois apague o forno mas não retire o creme, deixe que fique lá dentro pelo menos 30 minutos até que esfrie e fique duro por fora. Enquanto esfria, pode pegar o creme de leite e o açúcar de confeiteiro e bater até que a mistura fique espessa. Com isto, poderá decorar a Pavlova no final e colocar em cima alguns morangos.

Como aproveitar as claras dos ovos - Passo 2
3

Outra forma de aproveitar as claras dos ovos é fazendo uma deliciosa e leve omelete, com o qual poderá desfrutar do sabor do ovo sem toda a sua gordura. Descubra como se faz uma omelete de claras e verá como ficará gostoso e suave.

Como aproveitar as claras dos ovos - Passo 3
4

Uma opção muito interessante para usar as claras dos ovos é para fazer macarons. São doces que estão muito na moda e são mais fáceis de fazer do que imagina, é só encontrar a textura desejada. Para fazer estas delícias precisa de:

  • 220 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 110 gramas de farinha de amêndoas
  • 30 gramas de açúcar
  • Corantes em gel
  • 110 gramas de claras de ovo (que tenham passado 12 horas pelo menos à temperatura ambiente)

Para começar a fazer macarons deve peneirar a farinha junto com o açúcar de confeiteiro, várias vezes, até que fique tudo bem fino. De seguida deve bater as claras à velocidade máxima, e quando sair espuma vá adicionando as 30 gramas de açúcar. Deve continuar batendo a grande velocidade e, quando faltar pouco para que as claras fiquem em ponto de neve, adicione o corante em gel. Coloque a quantidade que considerar e lembre-se que o tom ficará mais claro depois de assar.

Quando já tiver conseguido o ponto de neve, é preciso passar ao ponto-chave para que os macarons fiquem perfeitos. Em uma tigela, coloque a metade da mistura das amêndoas com o açúcar de confeiteiro e misture com uma espátula grande; notará que as claras descem, mas não se preocupe e continue. Quando estiver tudo integrado, adicione a outra metade e continue fazendo movimentos envolventes com a massa; tente que não fique nenhum grumo de amêndoa grudado na espátula. Deve conseguir o ponto perfeito da mistura; se pegar um pouco da mistura e ela cair como uma fita, é porque a massa está perfeita.

Agora coloque toda a mistura em um saco de confeiteiro e comece a formar os macarons. Todos devem ter o mesmo tamanho, por isso é recomendável usar um molde ou forma especial. Vá preenchendo os buracos com muito cuidado para não exagerar na quantidade; coloque o molde em uma bandeja de forno e bata um pouco na base para eliminar bolhas de ar. Deixe secar à temperatura ambiente até que a camada superficial endureça. Após esse tempo de secagem, já poderá acender o forno a 150 graus, introduzir e assar por uns 14 minutos. O tempo é aproximado e dependerá de cada forno, mas vá vigiando para que assem por igual dos dois lados.

Estarão prontos quando tiverem endurecido de forma externa e descolarem da base. Retire a bandeja do forno e não tire os macarons de seus moldes até que não tenham esfriado completamente.

Como aproveitar as claras dos ovos - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar as claras dos ovos, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como aproveitar as claras dos ovos