Fazer caldo em casa

Como fazer caldo de frango caseiro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 julho 2019
Como fazer caldo de frango caseiro
Imagem: hiperdino.es

O caldo de frango é um dos pratos básicos da cozinha, é perfeito e nutritivo, ideal para nos ajudar a recuperar de um resfriado, para os dias mais frios e também para esses momentos nos quais queremos comer algo quente e reconfortante. E claro que nada melhor que fazê-lo em casa; por isso em umComo.com.br explicamos a você como fazer um caldo de frango caseiro extraordinário e cheio de sabor.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer caldo depurativo

Passos a seguir:

1

Um bom caldo de frango merece um cozimento de pelo menos uma hora e meia para obter um prato cheio de sabor e substância. Para elaborá-lo, será necessário contar com uma panela grande e alta na qual possamos colocar todos os ingredientes e a água sem que esta derrame. Se planeja fazê-lo em uma panela de pressão ou elétrica, o tempo de cozimento pode ser entre 30 e 40 minutos.

Como demora o seu tempo, a recomendação é preparar uma quantidade abundante para depois congelar o que sobrar e usar no futuro. Nesta receita os ingredientes darão para aproximadamente 3 litros de caldo.

2

Comece limpando e picando o frango. Se desejar, pode deixar a pele para dar um pouco de gordura ao caldo ou retirá-la se preferir um resultado mais leve.

Lave e corte as verduras como preferir, pois lembre-se que no final o caldo deverá ser coado e por isso seu tamanho não importa.

Como fazer caldo de frango caseiro - Passo 2
Imagem: companypostre.com
3

Em uma panela alta, acrescente 4 litros de água e coloque-a em fogo médio alto. Acrescente uma colher de sopa de sal e posteriormente os pedaços de frango, certificando-se de que a água cobre o frango. Quando a água começar a ferver, deverá baixar o fogo mantendo-o baixo, pois o caldo de frango caseiro deve ser sempre cozido lentamente.

4

Quando a água tiver fervido, acrescente o resto das verduras. Durante os primeiros minutos de cozimento os ossos do frango e o resto dos ingredientes irão soltando espuma, por isso é imprescindível pegar uma espumadeira e retirar aos poucos esta espuma para obter um caldo claro.

A partir deste ponto a preparação variará dependendo do tipo de panela que usar:

  • Panela normal: deixe cozinhar em fogo baixo durante uma hora e meia. Retire a espuma novamente se necessário.
  • Panela de pressão ou elétrica: depois de retirar a espuma, tampe a panela, coloque o fogo em intensidade média e deixe cozinhar até que a panela indique que já está pronto.
Como fazer caldo de frango caseiro - Passo 4
Imagem: bloghogar.com
5

Uma vez pronto, deverá coar para obter um caldo claro. Recomenda-se reservar o frango que usou na preparação para desfiá-lo e servir com o caldo com alguma massa.

Com as verduras e um pouco de caldo podemos preparar um delicioso purê. Além disso, é possível reservar também um pouco de frango para fazer deliciosos croquetes de frango caseiros cheios de sabor.

Como fazer caldo de frango caseiro - Passo 5
Imagem: dani.es
6

Como verá, ainda que esta receita leve o seu tempo, se trata de uma elaboração simples na qual se aproveitam todos os ingredientes para a realização de diferentes pratos. Uma opção deliciosa que em umComo convidamos você a preparar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer caldo de frango caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: hiperdino.es
Imagem: companypostre.com
Imagem: bloghogar.com
Imagem: dani.es
1 de 4
Como fazer caldo de frango caseiro