Caldo

Quais são os tipos de caldo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os tipos de caldo
Imagem: aulacanelafina.com

O caldo é um dos imprescindíveis da cozinha, já que graças a ele podemos preparar inúmeros pratos usando-o como base. Fazer um bom caldo delicioso e com um sabor intenso é possível seguindo algumas recomendações e truques, mas que alternativas temos na hora de realizar esta "base" para nossas diversas receitas? Em umComo.com.br explicamos para você quais são os tipos de caldo para que possa escolher o mais adequado ao elaborar seus pratos.

Também lhe pode interessar: Como fazer caldo depurativo

Índice

  1. Fundo branco
  2. Fundo escuro
  3. Fumet ou caldo de peixe
  4. Consomé
  5. Concentrados

Fundo branco

O fundo branco, também conhecido como caldo branco, é talvez o mais popular e habitualmente usado em nossas casas. Trata-se de um caldo à base de verduras e carne (bovina, frango) com ingredientes completamente crus que se cozinham por um longo período de tempo, usualmente entre 3 e 5 horas, com a finalidade de obter um sabor muito intenso que possa servir como base para a elaboração de diversos pratos.

Normalmente o fundo branco é utilizado para a elaboração de cremes ou purês de vegetais, molhos de vegetais e diversos guisados com o objetivo de dar mais sabor.

Quais são os tipos de caldo - Fundo branco

Fundo escuro

O fundo ou caldo escuro, ainda que não seja o mais utilizado nas cozinhas de casa, é uma opção que se utiliza muito no caso de cozinheiros mais profissionais. Trata-se de um caldo que é elaborado com ingredientes como vegetais e carne que foram previamente cozidos no forno, assim o resultado final é um caldo de cor escura que se utiliza na preparação de molhos para carnes, sopas e diversos pratos de carne.

Quais são os tipos de caldo - Fundo escuro

Fumet ou caldo de peixe

O fumet, também conhecido como caldo de peixe, é um caldo feito com mariscos (inclusive só com sua casca) espinhas e produtos do mar, acompanhado de vegetais e ervas aromáticas, com o objetivo de obter uma base concentrada para a preparação de diferentes pratos do mar, por exemplo, molhos de marisco, sopas, arroz e diversos peixes.

Assim como o caldo branco, o fumet deve ser cozido por um longo período de tempo para obter um sabor mais concentrado.

Quais são os tipos de caldo - Fumet ou caldo de peixe

Consomé

O consomé é um dos tipos de caldo mais usados na gastronomia. Trata-se de um caldo branco que foi tratado para ficar completamente transparente, claro e sem nenhum tipo de resíduos de alimentos.

Para consegui-lo é necessário realizar o mesmo processo de preparação que para um caldo branco mas, uma vez que este esteja morno ou frio, acrescentamos duas claras de ovo e cozinhamos durante meia hora em fogo baixo; as claras ajudarão a segurar todas as impurezas. Depois, deverá coar o caldo e o resultado final será um consomé transparente e perfeito.

Quais são os tipos de caldo - Consomé

Concentrados

Os concentrados são outro dos tipos de caldo que se usam popularmente, em especial para aquelas pessoas que jamais lhe dariam sabor a seus pratos com os tipos cubos de caldo desidratados que se vendem no mercado, mas pelo contrário deseja uma alternativa natural para realçar o sabor das comidas.

Os concentrados podem ser de caldo branco, escuro ou fumet e o que os caracteriza é que se elaboram com muito pouca água, assim o resultado final é um líquido de sabor muito intenso que com pouca quantidade ajudará a dar um toque especial a nossos pratos. Pode congelá-lo em um balde ou forminha de gelo e usá-lo assim em cubos para acrescentar a cada receita.

Quais são os tipos de caldo - Concentrados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de caldo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: aulacanelafina.com
1 de 6
Quais são os tipos de caldo