Partilhar

Como fazer açúcar invertido

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer açúcar invertido
Imagem: seraporrecetas.om

O açúcar invertido é o resultado de uma reação química de hidrólise ácida, também conhecida como inversão enzimática. Quando se produz esta reação, o açúcar se decompõe em dois elementos principais: a glicose e a frutose, dando como resultado um açúcar líquido e sem cor. Este tipo de adoçante é usado, principalmente, para elaborar sorvetes, bolos, tortas e outros produtos de confeitaria, já que sua composição permite que não cristalize, mantendo a textura original da sobremesa por mais tempo. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer açúcar invertido.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como substituir o açúcar por mel
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro que vamos fazer é preparar todos os ingredientes para o açúcar invertido. Recomenda-se que a água seja mineral para que o resultado seja o desejado. Quanto aos sachês, você pode encontrar em qualquer supermercado e lojas de confeitaria. Normalmente vêm em dois envelopes, um com uma base de bicarbonato (normalmente de cor roxa) e outro com um conteúdo de ácido tartárico (de cor branca). Só precisaremos de um de cada.

2

Agora que já tem tudo, pegue uma panela e incorpore o açúcar, a água e o ácido (branco) do sachê, esquentando a fogo médio até ferver. É importante mexer a mistura com uma colher ou espátula para evitar que grude e acelerar o processo de dissolução.

Como fazer açúcar invertido - Passo 2
Imagem: cocinaycomparte.com
3

Quando chegar ao ponto de ebulição, retire do fogo e deixe esfriar. Deverá atingir uma temperatura de 50ºC. Se não tiver um termômetro, introduza o dedo com cuidado e, quando estiver quente mas não chegar a queimar, estará pronto. Depois, adicione o conteúdo do segundo sachê, o de bicarbonato (roxo).

4

Quando jogar o conteúdo do segundo sachê, observe que se cria uma camada espumosa; não se preocupe porque desaparecerá quando o açúcar invertido estiver completamente frio. Depois de ter desaparecido, introduza em potes de fechamento hermético e reserve em um lugar onde não apanhem luz direta do sol.

5

E pronto! Seu açúcar invertido caseiro já está pronto e preparado para usar nas suas sobremesas favoritas. Como você pode ver, a receita é muito simples e leva muito pouco tempo para fazer. Se ainda não experimentou, não hesite em usá-lo para fazer sorvetes e bolos: o resultado é espetacular!

Como fazer açúcar invertido - Passo 5
Imagem: juanideanasevilla.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer açúcar invertido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer açúcar invertido

O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
stenio
boa dica.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Stenio! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
Patrícia Neves
`Boa tarde, pergunto: posso fazer com limão como meio ácido e usar bicarbonato como base.
Cleuza Luiza De Oliveira
Gostaria de saber se posso usar o açúcar invertido para fazer casquinhas de laranjas cristalizadas para comercializar ,se puder ,qual a quantidade,ou tem outro produto que as deixe com uma aparência mais robusta e pesadas,pois as que faço são caseiras e ficam um pouco duras .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleusa! Para fazer as casquinhas de laranja cristalizadas, siga este passo a passo: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-cascas-de-laranja-cristalizadas-5217.html
Rosangela da silva Moraes
Por favor onde posso encontrar esse gaseificante pois moro no Rj e nao estou encontrando.
SANDER LUIZ BRAZ
Bom dia, gostaria de maiores informações sobre o sache gaseificante, pois pesquisei pela internet e nas lojas de minha cidade e não encontrei o produto para venda. Pode informar marca, onde posso comprar pela internet, quantas gramas vem de bicarbonato e acido tartárico em cada sache?
roberto
bom dia, por favor me ajude a achar esses saches gaseificante ou gasosa....onde acho isso???

Como fazer açúcar invertido
Imagem: seraporrecetas.om
Imagem: cocinaycomparte.com
Imagem: juanideanasevilla.com
1 de 3
Como fazer açúcar invertido

Voltar ao topo da página