Como fazer açúcar invertido

Como fazer açúcar invertido
Imagem: seraporrecetas.om

O açúcar invertido é o resultado de uma reação química de hidrólise ácida, também conhecida como inversão enzimática. Quando se produz esta reação, o açúcar se decompõe em dois elementos principais: a glicose e a frutose, dando como resultado um açúcar líquido e sem cor. Este tipo de adoçante é usado, principalmente, para elaborar sorvetes, bolos, tortas e outros produtos de confeitaria, já que sua composição permite que não cristalize, mantendo a textura original da sobremesa por mais tempo. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer açúcar invertido.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro que vamos fazer é preparar todos os ingredientes para o açúcar invertido. Recomenda-se que a água seja mineral para que o resultado seja o desejado. Quanto aos sachês, você pode encontrar em qualquer supermercado e lojas de confeitaria. Normalmente vêm em dois envelopes, um com uma base de bicarbonato (normalmente de cor roxa) e outro com um conteúdo de ácido tartárico (de cor branca). Só precisaremos de um de cada.

2

Agora que já tem tudo, pegue uma panela e incorpore o açúcar, a água e o ácido (branco) do sachê, esquentando a fogo médio até ferver. É importante mexer a mistura com uma colher ou espátula para evitar que grude e acelerar o processo de dissolução.

Imagem: cocinaycomparte.com
3

Quando chegar ao ponto de ebulição, retire do fogo e deixe esfriar. Deverá atingir uma temperatura de 50ºC. Se não tiver um termômetro, introduza o dedo com cuidado e, quando estiver quente mas não chegar a queimar, estará pronto. Depois, adicione o conteúdo do segundo sachê, o de bicarbonato (roxo).

4

Quando jogar o conteúdo do segundo sachê, observe que se cria uma camada espumosa; não se preocupe porque desaparecerá quando o açúcar invertido estiver completamente frio. Depois de ter desaparecido, introduza em potes de fechamento hermético e reserve em um lugar onde não apanhem luz direta do sol.

5

E pronto! Seu açúcar invertido caseiro já está pronto e preparado para usar nas suas sobremesas favoritas. Como você pode ver, a receita é muito simples e leva muito pouco tempo para fazer. Se ainda não experimentou, não hesite em usá-lo para fazer sorvetes e bolos: o resultado é espetacular!

Imagem: juanideanasevilla.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer açúcar invertido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.