Aperitivos quentes

Como fazer acarajé passo a passo

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer acarajé passo a passo

O acarajé é um dos pratos mais aclamados dos baianos. Este petisco é tradicional da Bahia e, apesar de poder ser saboreado em qualquer lugar do mundo, nenhum será tão autêntico quanto aquele preparado pelas baianas tradicionais. Mas os bolinhos da Bahia não são tão complicados assim de fazer, você precisa apenas de um pouco de paciência. Aprenda neste artigo de umComo como fazer acarajá passo a passo para poder saboreá-lo a qualquer momento.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer jiló frito

Passos a seguir:

1

Para fazer acarajá da Bahia, comece por deixar de molho o feijão fradinho de um dia para o outro ou então por 8 horas numa tigela. O feijão vai inchar e aí você vai conseguir tirar a sua casca.

2

Para descascar o feijão, puxe pelo olho preto e vai ver como a casca sai com mais facilidade. Após descascar todo o feijão, deve colocá-lo numa peneira para secar por uma hora.

3

Tradicionalmente o acarajé é feito num moinho, mas para que todo o mundo consiga fazer esse prato baiano, vamos utilizar o liquidificador. Então o próximo passo é picar as cebolas, adicionar o feijão fradinho e uma pitada de sal. Bata tudo muito bem até ficar com uma consistência de creme, nem muito cremoso nem muito mole.

4

Depois disso, despeje a massa do acarajé em uma bacia e bata com uma colher de pau até ficar com uma consistência de mousse.

5

Agora aqueça o azeite de dendê e, para não queimar uma dica é colocar uma cebola no azeite, com casca e tudo. Com a ajuda de uma colher de pau você vai formar os bolinhos e fritar no azeite de dendê. Você coloca o bolinho no azeite e deixa cozinhar até ficar bem moreno em baixo, depois pode virá-lo. Quando tiver com uma casquinha grossa e crocante, pode tirar o seu acarajé baiano.

6

Frite todas as bolinhas de acarajé e coloque sobre papel absorvente para escorrer o óleo. Pode servir assim mesmo ou, então abrir ao meio os bolinhos da Bahia e rechear com vatapá de camarão. Sirva de seguida o acarajé baiano!

Como fazer acarajé passo a passo - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer acarajé passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Nilza Silva
melhor receita explicativa que vi até agora.Obrigada1 pena que não consigo salvar ou compartilhar
1 de 2
Como fazer acarajé passo a passo