Ovos cozidos

Quanto tempo leva para cozinhar um ovo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto tempo leva para cozinhar um ovo

Você também nunca consegue cozinhar ovos como deseja? Se você só consegue ovos meio fervidos ou acaba com um ovo esverdeado, chegou ao lugar indicado. É necessário saber quanto tempo é necessário para um ovo cozinhar para conseguir o ponto desejado, nem mais nem menos minutos, e em umComo explicamos tudo com detalhe.

Também lhe pode interessar: Como fritar um ovo

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que existem diversos fatores que influenciam no tempo de cozimento dos ovos, como por exemplo:

  • Tamanho do ovo: quanto maior for o ovo (P M G, GG...) mais tempo precisará ferver
  • Temperatura da água
  • Temperatura do ovo
  • Ponto de cozimento desejado: conforme desejado ou dependendo da receita que vamos preparar.
2

Deste modo, para conseguir um ovo bem cozido, será necessário que o mergulhe na água fria e o deixe cozinhar durante 10 minutos a partir da fervura da água. Será fundamental que controle o tempo com um relógio ou temporizador para não cozinhá-lo além do tempo ou, caso contrário, o resultado será um ovo com uma gema de cor esverdeada.

3

Se você deseja conseguir um ovo cozido com textura macia, deverá reduzir o tempo de cozimento para cerca de 7 minutos; caso o ovo esteja semilíquido, terá de fervê-lo mais 4 ou 5 minutos; enquanto para fazer ovos passados por água, só precisará ferver os ovos durante 2 ou 3 minutos.

4

Para que estes tempos de cozimento do ovo sejam mais exatos, recomenda-se tirar os ovos da geladeira uma hora antes de fervê-los. Deste modo, conseguirá mantê-los à temperatura ambiente e evitar que a casca quebre ao cozinhá-los.

5

Assim recomendamos que você consulte nosso artigo Curiosidades sobre o ovo para conhecer mais detalhes sobre este alimento e conseguir preparar ovos cozidos perfeitos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo leva para cozinhar um ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quanto tempo leva para cozinhar um ovo