Cozinhar ovos

Curiosidades sobre o ovo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Curiosidades sobre o ovo

Com certeza mais de uma vez você se perguntou por que os ovos racham, por que devemos colocar sal na água ao ferver, qual o motivo para eles ficarem verdes ao cozinhar ou como saber se um ovo está fresco ou podre. A verdade é que, geralmente, este alimento causa muitas dúvidas e incógnitas nas pessoas, por isso em umComo queremos explicar algumas curiosidades sobre o ovo.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo leva para cozinhar um ovo

Índice

  1. Ovos rachados
  2. Espuma branca
  3. Gemas esverdeadas
  4. Ovos frescos
  5. Ovo cozido ou cru?

Ovos rachados

Em primeiro lugar, queremos explicar por que os ovos racham ao ferver, já que é um fato muito comum e que pode arruinar muitas receitas. Isso acontece quando um aquecimento rápido do ovo impede que o ar de seu interior atravesse os poros da ponta mais larga da casca.

É mais provável que isto aconteça se jogamos o ovo na água fervendo ao tirar da geladeira, por isso recomendamos colocar para cozinhar na água fria. Além disso você também pode fazer um buraco minúsculo na parte larga do ovo, e ao esquentar verá sair um jato de ar pelo orifício.

Curiosidades sobre o ovo - Ovos rachados
Imagem: jugandoconfogones.es

Espuma branca

Além de rachar, também é muito comum que ao preparar ovos cozidos, apareça uma espuma ou faixas brancas, não é verdade? Se queremos evitar isso, deveremos colocar sal na água a ferver, já que desta forma conseguimos que o sal dissolvido acelere a coagulação da clara na rachadura, consertando o problema na hora.

Curiosidades sobre o ovo - Espuma branca
Imagem: placeralacarta.com

Gemas esverdeadas

Por outro lado, é frequente que a gema dos ovos adquira um tom verde que não é muito agradável à vista e faz eles parecerem estragados. Isto acontece porque, ao esquentar, o ovo forma gás de sulfeto de hidrogênio -o culpado do temido cheiro de "ovo podre"- e quando este alimento esfria lentamente, o gás provoca uma reação na superfície da gema. O ferro da gema desloca-se para o hidrogênio e forma um depósito escuro de sulfeto de ferro.

Se quiser prevenir que isto aconteça, deixe esfriar o ovo depois de cozinhar debaixo da torneira de água fria para que esta reação não aconteça e a gema fique perfeitamente amarela.

Curiosidades sobre o ovo - Gemas esverdeadas
Imagem: imchef.org

Ovos frescos

São muitas as formas de saber se um ovo está fresco, uma vez que consumir ovos estragados pode ser muito prejudicial para nossa saúde. Uma das melhores maneiras para descobrir isso é colocar o ovo em um copo ou recipiente com água e ver se ele flutua. Isto acontece devido à porosidade da casca, já que com os dias a água escapa em forma de vapor através dos poros e é substituída por ar. Quanto mais ele flutuar, menos fresco será. Se chegar à superfície, o melhor será não consumir.

Curiosidades sobre o ovo - Ovos frescos
Imagem: experimentoymedivierto.wordpress.com

Ovo cozido ou cru?

Algumas vezes, preparamos ovo cozido, reservamos para comer mais tarde e misturamos com os frescos. Então, antes de descascar devemos saber se esse ovo está cozido ou continua cru, para evitar um desastre. Como fazer isso? Deveremos fazê-lo girar sobre si mesmo: se ele gira facilmente, é um ovo cozido; se não conseguimos que ele dê voltas é porque está cru. Veja também o nosso artigo sobre como saber se um ovo está cozido.

Curiosidades sobre o ovo - Ovo cozido ou cru?
Imagem: respondones.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Não consuma ovos que não estejam frescos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: jugandoconfogones.es
Imagem: placeralacarta.com
Imagem: imchef.org
Imagem: experimentoymedivierto.wordpress.com
Imagem: respondones.com
1 de 6
Curiosidades sobre o ovo