Sushi

Origem do sushi

Origem do sushi

Se existe um alimento que se instalou no Ocidente no século passado e que fisgou muita gente, ele é o sushi. Pode ser que, há alguns anos, apenas restaurantes de luxo servissem este prato de peixe cru e arroz, mas a verdade é que nos últimos tempos abriram-se centenas de locais típicos sob a forma de comida de rua, restaurantes gourmet ou até buffets livres.

O fenômeno do sushi deu origem a uma infinidade de variedades e até algumas versões de fusão para os mais céticos dos petiscos tradicionais. Existem muitos tipos de sushi à sua disposição, mas você já se perguntou qual é a verdadeira história do sushi?

Neste novo artigo do umCOMO vamos falar sobre a origem do sushi, o que significa e onde se originou e você ficará surpreso ao saber que sua invenção não foi precisamente no Japão.

Também lhe pode interessar: Como fazer sushi

Índice

  1. O que significa sushi
  2. Onde surgiu o sushi e sua história
  3. Dicas para comer sushi

O que significa sushi

O significado de sushi em japonês refere-se, literalmente, a “amadurecer o peixe” e faz muito sentido já que esta deliciosa e saudável comida oriental surgiu, inicialmente, como uma fórmula para conservar e manter o peixe por mais tempo. Dentro de várias culturas orientais, o sushi adquiriu um significado muito importante. No Japão, China e Coréia eles têm suas próprias versões e é muito popular.

Tendo encontrado uma forma de poder combinar a fonte de proteína do peixe com os hidratos de carbono e o poder de conservação do arroz com vinagre, fizeram dele um lanche que se tornou parte da base da dieta asiática.

Origem do sushi - O que significa sushi

Onde surgiu o sushi e sua história

Saber qual é a origem do sushi pode parecer muito óbvio se o associarmos ao Japão, mas a verdade é que embora tenha sido este país que o explorou e expandiu, a origem do sushi remonta à China, no século IV aC.

No passado, sempre se buscou formas de conservar os alimentos mais preciosos, como o peixe. Foi então que os chineses começaram a criar uma pasta feita de arroz fermentado para cortar o peixe e conservá-lo. No entanto, ao consumi-lo, eles descartavam essa pasta de arroz.

Com o passar do tempo, já no século XIII, esta forma primitiva de sushi chegou ao Japão através da Coreia. Nesta evolução, o arroz ainda era fermentado mas, desta vez, acabava por ser consumido acompanhado de um peixe semi-cru. A contribuição que mudou tudo foi a chegada do vinagre de arroz, ingrediente que tornou a conservação automática, sem o uso do arroz fermentado.

Desde então, o sushi tornou-se uma comida de rua popular composta por bolinhos de arroz com vinagre e peixe cru envolto em alga nori para torná-los mais fáceis de pegar. Foi após a Segunda Guerra Mundial que a cultura oriental chegou ao Ocidente e o sushi foi refinado, tornando-se presente em grandes restaurantes de luxo e desenvolvendo todo um ritual e tradição em torno dele. Se quiser saber mais sobre comida japonesa, leia esses artigos sobre Como fazer sushi e Como fazer sashimi.

Origem do sushi - Onde surgiu o sushi e sua história

Dicas para comer sushi

O sushi tem se tornado cada vez mais presente. Há apenas uma década, no Ocidente, você tinha que procurar lugares específicos onde pudesse experimentar diferentes tipos de sushi. Tudo isso de forma sofisticada e cerimoniosa.

No entanto, hoje existem muitos lugares que vendem sushi e de muitas formas diferentes. Críticos dizem que essa popularização de sushi pode ser exagerada, mas não podemos esquecer que sua origem, justamente, também foi de rua. É por isso que, longe das formalidades, queremos dar alguns conselhos sobre como comer sushi de verdade.

Não há necessidade de usar pauzinhos

Você não precisa quebrar a cabeça para saber como segurar os pauzinhos para pegar o sushi. A verdade é que, originalmente, as pessoas o manipulavam com as mãos, por isso o cobriam com algas. Muitas pessoas no Japão continuam consumindo assim, então você não deve ter vergonha, apenas mãos limpas.

Não mergulhar em molho de soja

O protocolo de mergulhar a peça de sushi no molho de soja é algo que não se vê no Japão, apenas no Ocidente. A verdade é que a peça é para ser degustada sozinha, sem alterar o sabor. O wasabi é a única cobertura extra que pode ser adicionada e, geralmente, acompanha o sushi.

Recomendamos que você leia este outro post sobre Molhos para comida japonesa.

Não se parte

O sushi é pensado para que você possa comê-lo de uma só vez, para que, na proposta de comida de rua, seja simples e higiênico. É por isso que você não precisa cortar e dividir com a boca; se for bem feito, cabe perfeitamente na boca de uma só vez, para que você possa sentir todos os sabores em harmonia e degustar tudo junto.

Saiba mais sobre Como comer com hashi e Sushi engorda? lendo outros dois artigos do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Origem do sushi, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Larissa
Yakisoba.

Suchi

Original do Japão
1 de 3
Origem do sushi