Alimentos sem glúten

Milho tem glúten?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 21 dezembro 2022
Milho tem glúten?

O milho é um dos cereais mais consumidos no mundo. Os benefícios que traz para o corpo humano são múltiplos, mas as dúvidas sobre sua adequação para celíacos são constantes. Atualmente, o milho é um cereal sem glúten, embora haja um debate recorrente a nível social sobre essa realidade, pois não é possível determinar exatamente se os celíacos podem comer milho.

Junto com o arroz e o trigo, o milho é um dos cereais mais cultivados em todo o planeta. O seu consumo é cada vez maior e é essencial para o abastecimento alimentar de populações em todo o mundo. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas, nas quais era considerado sagrado e já era essencial na alimentação. Para saber se o milho tem glúten? se a farinha de milho faz parte dos alimentos com glúten e se os celíacos podem comer este cereal, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Aveia tem glúten ou não?

Índice

  1. Milho tem ou não glúten?
  2. A farinha de milho tem glúten?
  3. Os celíacos podem comer milho?

Milho tem ou não glúten?

Atualmente, há um debate sobre se o milho tem ou não glúten, mas a realidade é que ele é classificado como um grão sem glúten. É muito apreciado por seu alto valor nutricional e também tem sido tradicionalmente recomendado para pessoas com doença celíaca, mas nos últimos anos surgiram algumas controvérsias sobre o milho e seus efeitos em pessoas com doença celíaca.

Investigações científicas indicam que o milho pode desencadear reações semelhantes às causadas pelo glúten, ou seja, uma proteína ergástica e amorfa encontrada em muitos cereais. O glúten contém duas frações chamadas glutenina e gliadina que causam uma reação imunológica desfavorável chamada doença celíaca. Essas proteínas vegetais são conhecidas como prolaminas.

O milho não contém glúten, mas possui uma prolamina de estrutura muito semelhante à gliadina. Quando a doença celíaca é ativada em uma pessoa, o nível de anticorpos no corpo pode aumentar e reagir contra todas as proteínas semelhantes à gliadina.

Portanto, algumas prolaminas, como caseína e zeína, podem causar respostas semelhantes às causadas por alimentos que contêm glúten no corpo de pessoas com doença celíaca.

Se você quer saber mais detalhadamente sobre O que um celíaco não pode comer, não perca este artigo do umCOMO, onde explicamos quais alimentos não são adequados para consumo neste caso.

A farinha de milho tem glúten?

A farinha é um pó muito fino obtido pela moagem de alimentos ricos em amido, como cereais, bem como outros produtos naturais. No mercado, existe uma variedade enorme de opções em termos de farinha: podem ser feitas de leguminosas (feijão e grão-de-bico), sementes (linhaça ou gergelim, por exemplo), frutas como banana e coco, castanhas como nozes e amêndoas e, os mais comuns, cereais (trigo, milho, cevada, arroz e centeio).

A farinha de milho vem de um cereal que não contém glúten naturalmente. De fato, integra-se no grupo alimentar sem TACC, ou seja, sem trigo, aveia, cevada e centeio.

No entanto, por se tratar de um alimento processado industrialmente, apresenta risco potencial de contaminação cruzada. É um tipo de contaminação que pode ocorrer durante o cultivo, armazenamento do grão, transporte, processamento na fábrica, posterior armazenamento nos armazéns e até mesmo em casa.

No umCOMO recomendamos que leia sempre o rótulo da farinha de milho ou de qualquer outro tipo de farinha, bem como compre produtos que especifiquem que são isentos de TACC ou sem glúten.

Milho tem glúten? - A farinha de milho tem glúten?

Os celíacos podem comer milho?

Quando o corpo humano reage a duas prolaminas semelhantes, como a gliadina e a zeína, isso é chamado de reação cruzada. É uma reação imune a outros alimentos porque eles contêm moléculas semelhantes. Outras prolaminas, como a caseína, também podem fazer parte dessa reação.

Considera-se que a presença de zeína e até caseína no organismo é a causa de reações adversas em pacientes que seguem uma dieta sem glúten, embora não se negue que o milho seja perfeitamente saudável para pessoas com doença celíaca.

Dada a diversidade de opiniões tanto no campo científico quanto social, o melhor é consultar o seu médico para determinar se você deve consumir leite e milho de acordo com o seu nível de intolerância às proteínas tóxicas. Caso receba a aprovação do seu médico para consumir milho, considere a possibilidade de sofrer uma reação cruzada: nesse caso, no umCOMO recomendamos que você sempre verifique o rótulo dos produtos sem glúten que compra.

Outros componentes químicos que podem fornecer zeína são ácido cítrico, aspartame, amido, dextrose, ácido acético e aromas.

Por tudo o que foi dito acima, não é possível determinar exatamente se os celíacos podem comer milho. Cada caso precisa ser clinicamente explorado para chegar a uma conclusão mais precisa. Embora seja verdade que o milho não contém glúten, pode causar uma reação semelhante, daí a importância de obter uma resposta após realizar um processo de observação se ocorre ou não uma reação.

Agora que você sabe se o milho tem ou não glúten, recomendamos que você leia +25 alimentos sem glúten.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Milho tem glúten?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Milho tem glúten?