Milho tem glúten?

Milho tem glúten?

O milho é um dos cereais mais consumidos no mundo. Os benefícios que traz para o corpo humano são múltiplos, mas as dúvidas sobre sua adequação para celíacos são constantes. Atualmente, o milho é um cereal sem glúten, embora haja um debate recorrente a nível social sobre essa realidade, pois não é possível determinar exatamente se os celíacos podem comer milho.

Junto com o arroz e o trigo, o milho é um dos cereais mais cultivados em todo o planeta. O seu consumo é cada vez maior e é essencial para o abastecimento alimentar de populações em todo o mundo. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas, nas quais era considerado sagrado e já era essencial na alimentação. Para saber se o milho tem glúten? se a farinha de milho faz parte dos alimentos com glúten e se os celíacos podem comer este cereal, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Milho tem ou não glúten?

Atualmente, há um debate sobre se o milho tem ou não glúten, mas a realidade é que ele é classificado como um grão sem glúten. É muito apreciado por seu alto valor nutricional e também tem sido tradicionalmente recomendado para pessoas com doença celíaca, mas nos últimos anos surgiram algumas controvérsias sobre o milho e seus efeitos em pessoas com doença celíaca.

Investigações científicas indicam que o milho pode desencadear reações semelhantes às causadas pelo glúten, ou seja, uma proteína ergástica e amorfa encontrada em muitos cereais. O glúten contém duas frações chamadas glutenina e gliadina que causam uma reação imunológica desfavorável chamada doença celíaca. Essas proteínas vegetais são conhecidas como prolaminas.

O milho não contém glúten, mas possui uma prolamina de estrutura muito semelhante à gliadina. Quando a doença celíaca é ativada em uma pessoa, o nível de anticorpos no corpo pode aumentar e reagir contra todas as proteínas semelhantes à gliadina.

Portanto, algumas prolaminas, como caseína e zeína, podem causar respostas semelhantes às causadas por alimentos que contêm glúten no corpo de pessoas com doença celíaca.

Se você quer saber mais detalhadamente sobre O que um celíaco não pode comer, não perca este artigo do umCOMO, onde explicamos quais alimentos não são adequados para consumo neste caso.

A farinha de milho tem glúten?

A farinha é um pó muito fino obtido pela moagem de alimentos ricos em amido, como cereais, bem como outros produtos naturais. No mercado, existe uma variedade enorme de opções em termos de farinha: podem ser feitas de leguminosas (feijão e grão-de-bico), sementes (linhaça ou gergelim, por exemplo), frutas como banana e coco, castanhas como nozes e amêndoas e, os mais comuns, cereais (trigo, milho, cevada, arroz e centeio).

A farinha de milho vem de um cereal que não contém glúten naturalmente. De fato, integra-se no grupo alimentar sem TACC, ou seja, sem trigo, aveia, cevada e centeio.

No entanto, por se tratar de um alimento processado industrialmente, apresenta risco potencial de contaminação cruzada. É um tipo de contaminação que pode ocorrer durante o cultivo, armazenamento do grão, transporte, processamento na fábrica, posterior armazenamento nos armazéns e até mesmo em casa.

No umCOMO recomendamos que leia sempre o rótulo da farinha de milho ou de qualquer outro tipo de farinha, bem como compre produtos que especifiquem que são isentos de TACC ou sem glúten.

Os celíacos podem comer milho?

Quando o corpo humano reage a duas prolaminas semelhantes, como a gliadina e a zeína, isso é chamado de reação cruzada. É uma reação imune a outros alimentos porque eles contêm moléculas semelhantes. Outras prolaminas, como a caseína, também podem fazer parte dessa reação.

Considera-se que a presença de zeína e até caseína no organismo é a causa de reações adversas em pacientes que seguem uma dieta sem glúten, embora não se negue que o milho seja perfeitamente saudável para pessoas com doença celíaca.

Dada a diversidade de opiniões tanto no campo científico quanto social, o melhor é consultar o seu médico para determinar se você deve consumir leite e milho de acordo com o seu nível de intolerância às proteínas tóxicas. Caso receba a aprovação do seu médico para consumir milho, considere a possibilidade de sofrer uma reação cruzada: nesse caso, no umCOMO recomendamos que você sempre verifique o rótulo dos produtos sem glúten que compra.

Outros componentes químicos que podem fornecer zeína são ácido cítrico, aspartame, amido, dextrose, ácido acético e aromas.

Por tudo o que foi dito acima, não é possível determinar exatamente se os celíacos podem comer milho. Cada caso precisa ser clinicamente explorado para chegar a uma conclusão mais precisa. Embora seja verdade que o milho não contém glúten, pode causar uma reação semelhante, daí a importância de obter uma resposta após realizar um processo de observação se ocorre ou não uma reação.

Agora que você sabe se o milho tem ou não glúten, recomendamos que você leia +25 alimentos sem glúten.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Milho tem glúten?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.