Alimentos sem glúten

Aveia tem glúten ou não?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 19 fevereiro 2022
Aveia tem glúten ou não?

A aveia é um cereal com propriedades nutricionais muito interessantes, um alimento muito benéfico para a saúde e com um grande aporte energético. Por esse motivo, está presente em muitos tipos de dietas, mas surgem algumas dúvidas ao consumi-la. Uma delas é sua relação com o glúten, pois não está claro se o glúten está presente em sua composição. E é que, apesar dos muitos benefícios da aveia, nem todos podem comê-la em grandes quantidades. Os celíacos devem ter um cuidado especial por causa do glúten. Mas será que este cereal realmente contém glúten?

Para saber se aveia tem glúten ou não, o que é glúten e se existe esse cereal sem glúten, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Milho tem glúten?

Índice

  1. o que é glúten
  2. Aveia tem glúten ou não?
  3. Existe aveia sem glúten segura?

o que é glúten

O glúten é uma proteína encontrada nas sementes de alguns cereais como cevada, trigo, espelta, centeio, triticale e algumas variedades de aveia. O grão de cereais com glúten também é constituído por amido, farelo ou gérmen, que, extraídos por processo tecnológico e por controle exaustivo, podem ser utilizados como ingredientes em alimentos sem glúten. O glúten é o grande responsável pela elasticidade presente na massa de farinha, conferindo esponjosidade e consistência aos pães e outras massas assadas. É por isso que é muito apreciado na alimentação, pois contém um poder espessante.

O problema com o glúten é que muitas pessoas não conseguem digeri-lo completamente. Depois de ingerir a proteína, há organismos que produzem fragmentos de proteína que ativam todo o sistema imunológico e os detectam como tóxicos. Devido a essa ativação, uma reação adversa é desencadeada no corpo. Os fragmentos tóxicos, chamados prolaminas, são compostos de gluteninas e gliadinas. Esses fragmentos também são chamados de outra forma dependendo do tipo de cereal, como é o caso das aveninas na aveia, secalinas no centeio e hordeínas na cevada. Não devemos esquecer que o glúten pode causar as seguintes patologias: doença celíaca, alergias e sensibilidade não celíaca ao glúten.

Aveia tem glúten ou não?

Você está se perguntando se aveia tem glúten? Bem, tecnicamente, aveia é um cereal sem glúten. Mesmo assim, é um alimento que contém aveninas, proteínas que são toleradas por boa parte das pessoas com doença celíaca. No entanto, nos últimos tempos descobriu-se que as aveninas podem causar sintomas semelhantes aos produzidos pela ingestão de glúten em celíacos. É que as aveninas são uma variedade de prolaminas que não são inofensivas para certos celíacos e podem causar reações adversas no corpo.

As aveninas estão concentradas em uma porcentagem menor (entre 10 e 15% da proteína total) na aveia em comparação ao glúten de trigo (80-85%). A reação produzida pela ingestão de aveia em grandes quantidades em pacientes celíacos é inferior a 1%, mas também deve-se notar que as aveninas podem gerar componentes tóxicos para pacientes celíacos se ingerirem aveia em quantidades desproporcionais. Apesar de tudo, a aveia é recomendada em uma dieta sem glúten por seus inúmeros benefícios nutricionais, já que outros cereais não contêm todos os nutrientes que a aveia contém. Este alimento é comercializado em muitos países europeus com níveis muito baixos de glúten (menos de 20 ppm).

Por esta razão, a aveia pode ser introduzida em dietas sem glúten, mas sempre em pequenas quantidades e de forma gradual. O máximo diário recomendado é meia xícara de aveia, ou seja, cerca de 50 ou 70 gramas por dia. E, se você se pergunta se o leite de aveia tem glúten, ressaltamos que, como mencionamos, a aveia não é completamente isenta de glúten devido à proteína chamada avenina, por isso você deve sempre observar a rotulagem e os nutrientes com os quais o produto foi produzido.

Se você quer saber com mais detalhes o que um celíaco não pode comer, não perca este artigo do umCOMO, explicamos quais alimentos não são adequados para o consumo.

Existe aveia sem glúten segura?

O grande problema da aveia sem glúten não certificada é que ela é cultivada no mesmo terreno e em constante rotação com aqueles grãos cuja composição contém glúten (cevada, trigo e centeio). Portanto, há uma contaminação cruzada de glúten na aveia.

Além disso, a aveia é frequentemente manuseada nas mesmas instalações onde os produtos que contêm glúten são produzidos e manuseados. Este aspecto abre a possibilidade de contaminar a aveia não certificada com glúten durante o processo de embalagem. Sim, existe uma aveia sem glúten segura, mas a única forma de garanti-la é no momento do cultivo, em campos que não são utilizados para cultivo de glúten. Além disso, é transportado em caminhões totalmente sem glúten e processado em equipamentos sem glúten, como já é o caso dos flocos de aveia Bauckhof, com essa mesma aveia e com praticamente todos esses produtos com aveia.

E como saber se a aveia tem glúten? Bem, como mencionamos, existe aveia com glúten e aveia sem glúten, por isso a embalagem deve conter um rótulo ou certificado, pois é aveia sem glúten. Tanto em supermercados quanto em outras lojas especializadas de alimentos, você deve verificar se a embalagem de aveia contém este certificado. Ressaltamos que existem bebidas de aveia sem glúten, aveia sem glúten, leite de aveia sem glúten, pão sem glúten, cereais sem glúten, entre outros alimentos.

E, se você quer conhecer os melhores receitas com aveia para café da manhã, não perca este artigo do umCOMO. Tenha em mente que se você tem doença celíaca ou simplesmente não quer comer aveia com glúten, você deve sempre observar a rotulagem do produto e comprar aveia sem glúten!

Aveia tem glúten ou não? - Existe aveia sem glúten segura?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aveia tem glúten ou não?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Aveia tem glúten ou não?