Partilhar

Como usar um espiralizador

 
Por Márcio Menino. Atualizado: 7 novembro 2019
Como usar um espiralizador

A moda vegan e vegetariana chegou, e com ela novas formas de cozinhar e de criar pratos mais saudáveis e ao mesmo tempo, apelativos. Muitos dizem que devemos consumir vegetais em pelo menos 5 refeições diárias. Mas a maioria de nós não gosta muito do aspeto deles no prato, e um macarrão é sempre fácil de fazer para acompanhar a carne ou o peixe. Bem, essa era a ideia. Com o espiralizador deixou de ser. Esse é o utensílio que está a invadir as cozinhas por todo o mundo, fazendo concorrência mais saudável com a pasta e o arroz, através da utilização de vegetais e frutas espiralizados que dão outra beleza ao prato. No umComo explicamos como usar um espiralizador dando um novo "rosto" aos vegetais.

Também lhe pode interessar: Como rechear um peru de Natal

O que é um espiralizador?

Um espiralizador é um utensílio que serve para cortar vegetais e algumas frutas. A diferença é a forma como elas vão ficar cortadas, a velocidade de execução e a força necessária para o fazer. O espiralizador vai transformar, dependendo da lâmina inserida, o vegetal ou o fruto num bastante apetecível espaguete, ou até mesmo umas espirais (daí o nome). Existem dois tipos de espiralizador, um pequeno que pegamos com a mão e vamos empurrando e rodando o vegetal/fruto enquanto vai cortando, e temos uma espécie de máquina em que colocamos o vegetal e damos à manivela, vendo o produto final saindo na outra ponta todo espiralizado.

Como usar um espiralizador - O que é um espiralizador?

Usando o espiralizador

Agora que sabemos o que é um espiralizador está na hora de experimentar esse utensílio que veio poupar imenso tempo na cozinha além de ajudar bastante na produção de pratos mais saudáveis, e no aumento do consumo de vegetais e frutas. Pegamos num pepino ou numa curgete por exemplo, são duros mas moles o suficiente para serem fáceis de cortar com o espiralizador. Cortamos uma ponta com uma faca e colocamos junto à lâmina, a outra ponta do vegetal colocamos na base que tem uns espigões ajudando a fixar o vegetal. Assim que estiver bem acomodado começamos a girar a manivela e fazendo pressão. Do outro lado vai sair o pepino todo espiralizado, parecendo até como espaguete prontinho a ser cozinhado e comido como se fosse pasta.

Quanto ao espiralizador de mão, fica parecendo que temos um descascador na mão. Cortamos na mesma a ponta do vegetal com uma faca, pegamos nele e encostamos na lâmina do espiralizador, depois é só rodar e ir empurrando. Mais uma vez o produto final se assemelha a espaguete ou conforme a lâmina, a espirais um pouco maiores.

Como usar um espiralizador - Usando o espiralizador

Que alimentos posso utilizar?

Existem vários vegetais e frutas que você pode utilizar no espiralizador:

  • Curgete;
  • Cenoura;
  • Pepino;
  • Abóbora;
  • Beterraba;
  • Batata;
  • Cebola;
  • Couve;
  • Maçã;
  • Pêra;
  • Etc.

Basicamente todo o vegetal ou fruta que seja consistente é possível colocar no espiralizador para fazer uma salada, sopa, salteado, ou mesmo frito. Dispensa eletricidade por isso pode poupar dinheiro, e consegue um prato mais nutritivo e com menos calorias. Ideal para convencer as crianças a comerem mais vegetais.

Como usar um espiralizador - Que alimentos posso utilizar?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um espiralizador, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como usar um espiralizador

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar um espiralizador
1 de 4
Como usar um espiralizador

Voltar ao topo da página