Outros Preparação e apresentação da comida

Como usar manteiga de garrafa

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 agosto 2017
Como usar manteiga de garrafa

A manteiga de garrafa, ou manteiga clarificada, é um ícone da culinária nordestina. Pode ser adquirida em casas de produtos do nordeste, mercados informais (pois a grande maioria é artesanal) ou ainda ser preparada em casa sem grandes dificuldades.

Diferente da manteiga comum, ela é a pura da gordura da manteiga, tem uma consistência que varia entre líquida e pastosa e um sabor característico mais intenso e um pouco rançoso. A autenticidade do seu sabor pode fazer com que às vezes tenhamos medo em arriscar com a manteiga de garrafa em certas preparações. Ela pode ser usada tanto como ingrediente na hora da execução, quanto para finalizar ou ainda acompanhar um prato.

Para não ter mais dúvidas sobre como usar manteiga de garrafa, confira os conselhos do umCOMO.

Também lhe pode interessar: 20 comidas folclóricas e suas receitas
Passos a seguir:
1

Para que a manteiga de garrafa apresente o seu sabor característico é importante que ela seja mantida fora da geladeira em temperatura ambiente. Portanto, se você quer fazer um bom uso da sua manteiga de garrafa, conserve-a da maneira correta.

2

Uma deliciosa maneira de se familiarizar com o sabor da manteiga de garrafa é provando-a com pão. Assim você sente o sabor dela mais intenso e não confunde com o sabor de outros alimentos. Pães integrais, pão preto e pão doce harmonizam muito bem com a manteiga de garrafa.

Manteiga de garrafa e pão picado são uma ótima entrada ou tira gosto.

Como usar manteiga de garrafa - Passo 2
3

O queijo coalho é outro quitute de tradição nordestina que já conquistou todas as partes do Brasil. Hoje ele é encontrado para ser consumido como espetinho nas praias e também para ser feito na churrasqueira em casa.

A segunda alternativa é a que melhor combina com a manteiga de garrafa. Experimente tirar o queijo inteiro da churrasqueira, jogar um fio da manteiga de garrafa e cortar o queijo em fatias grossas. Você sentirá como os sabores se completam.

Como usar manteiga de garrafa - Passo 3
Imagem: remediodaterra.com.br
4

A carne de sol é uma das melhores amigas da manteiga de garrafa. São raras as receitas nordestinas que não requisitam o uso desse tipo de manteiga para preparar a carne. Além de ser usada no preparo seja quando a carne é selada ou enquanto a assada, os nordestinos também aproveitam para jogar manteiga na carne enquanto a comem, ressaltando ainda mais o seu sabor.

Como usar manteiga de garrafa - Passo 4
Imagem: freewords.com.br
5

Quase todos os alimentos podem ser refogados na manteiga de garrafa no lugar do azeite. No entanto, é preciso ter consciência que esse tipo de gordura tem um sabor predominante. Utilize a manteiga de garrafa para refogar se você quer dar um sabor especial aos alimentos. Cebola, couve e legumes variados são sugestões que sempre ficam saborosas com a manteiga de garrafa.

6

Um dos usos da manteiga de garrafa que dificilmente desagrada é na pipoca. Regue a pipoca já pronta com manteiga de garrafa e você terá uma pipoca digna de um cinema e até mais gostosa que a convencional.

Como usar manteiga de garrafa - Passo 6
7

Outra vantagem da manteiga de garrafa é o seu ponto de fumaça elevado, ou seja, ela não se oxida tão facilmente quando é exposta a altas temperaturas. Isso a faz ideal para ser utilizada também na hora de fritar e grelhar bifes e alimentos que pedem o fogo mais alto.

8

Certos alimentos tem a finalização perfeita quando combinados a um fio de manteiga de garrafa. Alguns exemplos são:

Como usar manteiga de garrafa - Passo 8
Imagem: acieg.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar manteiga de garrafa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Adriano
o q fazer quando ela endurece?
A sua avaliação:
Regina Célia Fernandes de Siqueira Moreira
Adorei as dicas , muito bem explicado
A sua avaliação:
Josiene
Adorei as dicas
Imagem: remediodaterra.com.br
Imagem: freewords.com.br
Imagem: acieg.com.br
1 de 6
Como usar manteiga de garrafa