Como saber se um ovo está podre

Como saber se um ovo está podre

Muitas vezes planejamos fazer um bolo, um biscoito ou qualquer outro prato que leve ovos e ao partirmos os ovos eles estão estragados e isso nos obriga a repetir todo o processo. Nesse momento surge sempre a mesma pergunta, como saber se um ovo está podre? Neste artigo do umCOMO mostramos como fazer o teste do ovo podre, como jogar o ovo podre fora e outras dúvidas relacionadas para que você não perca mais nenhuma receita por causa de um ovo estragado.

Ovo estragado boia ou afunda?

Lembre-se que por ter acabado de comprar uma embalagem de ovos não quer dizer que os mesmos estejam frescos por isso convém sempre assegurar-se do seu real estado seguindo estas instruções muito simples:

  1. Encha um recipiente com água fria pela metade ou um pouco mais acima, escolha um recipiente fundo para poder avaliar mais facilmente os resultados;
  2. Coloque o ovo na água, se o ovo afundar rapidamente até ao fundo ficando numa posição horizontal isso indica que o mesmo está muito fresco. Você poderá usá-lo sem nenhum receio;
  3. Se ao colocar o ovo no recipiente o ovo afundar lentamente e quando chega ao fundo permanece numa posição vertical significa que o mesmo ainda está em bom estado mas deve ser consumido rapidamente, por isso não deixe que passem mais dias para consumi-lo;
  4. Ovo podre boia. Se ao invés disso o ovo flutua ou não se afunda na totalidade, jogue fora porque está podre ou em mau estado e não está bom para ser consumido.

Por que quando está podre o ovo boia?

É uma questão de física que está relacionada com a densidade, a massa e o volume do ovo. O ovo estragado fica com mais ar e menos água do que um ovo em bom estado. Sua casca é porosa e conforme ele vai perdendo o frescor, ele perde água e ganha ar. Quando essa massa fica menor do que a água do ovo, ele flutua.

Imagem: tricodasduas.com.br

Como saber se o ovo está estragado chacoalhando

Outra técnica conhecida, além do ovo que boia, para reconhecer um ovo podre antes de quebrá-lo é o barulho que ele faz quando você o chacoalha:

  • Ovo fresco não faz nenhum barulho quando é chacoalhado;
  • Ovo podre ao ser remexido produz um som de líquido sendo chacoalhado.

Como saber se o ovo está podre depois de quebrado

Quebrar o ovo em um recipiente separado daquele em que você está preparando a receita sobre os outros ingredientes é um procedimento que pode te poupar de surpresas desagradáveis e evitar que você tenha que descartar todos os ingredientes por causa de um ovo podre. Prefira quebrar o ovo sempre em um recipiente a parte, um potinho ou um prato.

E aí, no prato, com o ovo já quebrado, também se pode confirmar a frescura do ovo:

  • Quando partimos o ovo e a gema e a clara são firmes e não se expandem indica que o mesmo está fresco;
  • Se ambas as partes se expandem muito e a gema perde consistência quer dizer que o ovo não é tão "novo" como pensava;
  • Outro sinal de que o ovo está podre é quando a clara está muito aguada e a gema parece que está afundada dentro dela;
  • Cheiro de ovo podre: outro aspecto inconfundível de um ovo podre quebrado é o seu cheiro forte e sulfuroso, de algo que, definitivamente, está estragado.

Como saber se o ovo está 'choco': teste da luz

Nem sempre os ovos precisam se descartados porque estão estragados. Podem ser que eles estejam chocos, em fase de desenvolvimento do pintinho, e, portanto, não aptos para o consumo humano. Um ovo choco pode ser identificado com os métodos descritos acima, mas também com a técnica da luz para saber se um ovo está choco:

  1. Em um ambiente escuro, acenda uma lanterna ou alguma fonte luminosa;
  2. Posicione a fonte de luz contra a casca do ovo;
  3. Se você notar veias de sangue, significa que o ovo é choco e não deve ser consumido. Descarte-o.

Como saber se o ovo está podre depois de cozido

Para ver se o ovo está podre depois de cozido você pode identificar alguns aspectos típicos de um ovo podre cozido:

  • Quando você partir o ovo pela metade, a gema não estará centralizada e ficará mais pela lateral do ovo.
  • Se ele estiver mais escuro ou preto, não exite em descartá-lo.

Agora que já sabe ver se o ovo está podre, veja também o nosso artigo em que lhe explicamos como saber se o ovo está cozido.

Ovo frito estragado

Já no caso do ovo frito estragado, a principal característica é a clara espalhada e mais aguada e a gema mais plana e achatada. Quanto mais redondinha e centralizada estiver a gema, mais fresco é o ovo.

Como jogar ovo podre fora

  • Se você identificou o ovo estragado e não quer que a sua casa fique empesteada com o cheiro desagradável, a melhor opção é descartá-lo no vaso sanitário.
  • Se o ovo foi quebrado em alguma superfície ou no chão e você não sabe como tirá-lo dali sem fazer meleca, cubra-o com um punhado de sal para que as mistura endureça e você consiga tirá-lo com uma vassoura;
  • Para tirar o cheiro impregnado, aposte em multiuso sobre o local ou uma solução com partes iguais de água e vinagre.

Sugestão: Como separar a gema da clara

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um ovo está podre, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.