Conservação dos alimentos

Como saber se o caldo está estragado

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se o caldo está estragado

O caldo é um dos produtos mais utilizados na cozinha. Consiste no líquido resultante de ferver vários tipos de verduras, carne ou peixe e utiliza-se para elaborar sopas, molhos ou purês. Existem embalagens de caldo já preparados à venda em supermercados, mas muitas pessoas fazem em casa e depois guardam na geladeira ou congelam-no.

Às vezes não sabemos distinguir bem se os produtos que guardamos na geladeira se encontram em boas condições para o consumo. Por isso, em umCOMO queremos explicar para você como saber se o caldo está estragado para evitar que o consuma em mau estado e isso repercuta em sua saúde e na da sua família.

Também lhe pode interessar: Como saber se a abóbora está estragada?

Passos a seguir:

1

No caso das embalagens de caldo, deve olhar sempre para a data de validade. Quando comprar comida no supermercado deve tentar calcular aproximadamente o tempo que vai demorar em consumir um produto e escolher a data de validade em função disso.

Uma vez aberta a embalagem, cheire o produto. Geralmente o caldo tem um cheiro pouco penetrante e leve. Se detectar qualquer cheiro excessivo, a mofo ou que não proceda neste caso, é possível que esteja em más condições.

Deve ter em conta que um caldo de caixinha aberto e guardado na geladeira não durará mais de duas semanas em bom estado, por isso é melhor cheirar e provar antes de consumir. Prove o caldo e avalie se seu sabor é o adequado. Se tiver um gosto estranho, azedo ou excessivamente forte, é melhor eliminá-lo. Se a data de validade for correta e o produto ainda não tiver expirado, fale com o estabelecimento onde o comprou.

Como saber se o caldo está estragado - Passo 1
2

Se vai guardar caldo caseiro na geladeira para outro dia, faça-o em um recipiente de plástico hermético. Não o coloque na geladeira até que esteja morno, mas evite que fique fora mais de 24 horas, sobretudo no verão. Se for assim, jogue fora.

Quando quiser usar o caldo e não souber a data de validade, siga sempre o mesmo procedimento. Cheire o caldo e detecte qualquer cheiro estranho, pouco habitual ou excessivamente forte. Geralmente o caldo pode fermentar e ficar com um cheiro nauseante, parecido ao de ovo podre. Se for assim, jogue logo fora pois não será apto para o consumo.

3

Se o cheiro não convencer você e não tiver a certeza, prove o caldo. Se adquiriu um sabor azedo, significa que não está em boas condições e se estragou. Os seres humanos têm uns receptores químicos que atuam como proteção perante os possíveis alimentos em mau estado, por isso, quando provamos ou cheiramos um alimento em más condições os olhos lacrimejam e sentimos ânsia. Esse mecanismo que funciona perante determinados estímulos está nos indicando que esse produto é nocivo e nos provoca rejeição.

No geral, pode se guiar por essas sensações para detectar se há um produto podre ou não apto para o consumo. Funciona com quase todos os alimentos, assim, pode aplicar a qualquer produto que tenha dúvidas.

Como saber se o caldo está estragado - Passo 3
4

Se o cheiro e sabor são relativamente normais, mas continua sem ter a certeza, revise a cor e textura do caldo. Se detectar mofo ou uma mudança de cor muito evidente, significa que as bactérias proliferaram nele e pode ser perigoso seu consumo. Poderá ser útil colocar uma etiqueta com a data de embalagem nos produtos que conservar no congelador. Assim poderá controlar melhor o seu estado.

O caldo congelado pode durar entre 3 e 6 meses no congelador, dependendo da eficiência do mesmo. Para saber se está em ótimas condições deverá esperar descongelar e seguir os passos acima assinalados. Lembre-se de não voltar a congelar nenhum produto de novo uma vez descongelado.

5

Para saber se outros alimentos estão ou não estragados, confira estas dicas que temos para si:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o caldo está estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se o caldo está estragado