Partilhar
Partilhar em:

Como identificar se a carne está estragada

As doenças transmitidas pelos alimentos, como E.coli e a salmonela são responsáveis por milhões de casos de intoxicação por ano. A maioria destes casos é resultado da ingestão de carne em mau estado. A possibilidade de ficar doente devido a uma doença transmitida por alimentos aumenta exponencialmente quanto mais velha for a carne. Saber distinguir quando a carne já não é fresca pode evitar os efeitos desagradáveis de uma intoxicação alimentar.

Também lhe pode interessar: O que um vegano pode comer
Passos a seguir:
1

Verifique a data em que foi embalada a carne ou o seu prazo de validade. Se a carne já tiver passado do seu prazo de validade, não a compre, não importa se o preço está muito baixo, simplesmente não a compre. Se não tiver ou não conseguir ver o prazo de validade, lote e dia em que foi embalada também não compre a carne.

2

Verifique a cor da carne. Não precisa de ter passado o seu prazo de validade para que esteja em mau estado, nem a cor significa que a carne esteja má. A carne de aves pode variar desde o branco azulado até ao amarelo. Em condições ideais, a carne de porco crua é cinza-rosado. A maioria das pessoas associa a carne picada fresca a uma cor vermelho brilhante. No entanto, esta cor vermelha não é a cor natural da carne fresca, apenas se torna assim devido à exposição ao ar. Se a carne picada fresca for embalada a vácuo e não tiver contato com oxigênio, a sua cor seria um vermelho-púrpura. Contrariamente à crença popular, o fato de a carne de vitela picada se ter tornado castanha, não significa que esteja má. A carne dos animais mais velhos é mais escura que a dos animais mais novos. E para além disso, às vezes a iluminação da loja pode causar uma reação com a cor da carne, dando-lhe uma cor castanho-avermelhada.

3

Cheire a carne. Esta é provavelmente a forma mais fácil de saber se a carne é ruim. Seja qual for o tipo de carne, se cheira a ranço, mofo ou algo desagradável, não é boa para comer. Você pode encontrar carne picada numa loja que pareça ser fresca, mas tem um ligeiro odor. Isto poderá significar que a carne está começando a ficar ruim, ou que se utilizou monóxido de carbono durante o embalamento da carne para manter a sua cor avermelhada bonita, inclusivamente depois de se deteriorar. De qualquer forma, não deve correr esse risco. A carne de aves de aviário tem um cheiro mais distinto quando começa a ficar má - um cheiro a podre que deverá desencorajar alguém a comê-la, inclusivamente os que têm um estômago de ferro.

4

Tome o tempo que for preciso para inspecionar a carne. A carne podre frequentemente tem uma textura viscosa, que é um sinal de que as bactérias já começaram a multiplicar-se sobre a sua superfície. A carne em mau estado, especialmente as aves, também se pode tornar pegajosa. Se vir alguma anormalidade na carne, ou se tiver zonas que estejam negras ou verdes, é sinal que os fungos já começaram a crescer. Mesmo depois de confirmar se a carne está em bom estado é extremamente importante saber como conservá-la.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como identificar se a carne está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Deixar a carne no congelador demasiado tempo não o fará perder o produto, mas mudará a sua cor e vai eliminar os nutrientes da carne. Cozinhar a carne com a queimadura do congelador frequentemente resulta numa comida de sabor amargo e seco.
  • A carne mal cozinhada, não importa quão fresca seja, pode apresentar os mesmo riscos para os seres humanos que a carne em mau estado. Cozinhe bem as carnes para reduzir ao mínimo a probabilidade de contrair uma doença transmitida por alimentos.
  • Não confie nas datas de venda da loja onde compra a carne como um indício da sua frescura, uma vez que estas datas são fáceis de manipular. Use os seus sentidos (incluindo o senso comum) para decidir se a carne é fresca ou se está em mau estado.
Comentários (7)

Escrever comentário sobre Como identificar se a carne está estragada

7 comentários
CATIA FERREIRA
OLA COLOQUEI CARNE NO CONGELADOR CONGELOU NORMALMENTE MAS EU DEVIA TER TOCADO SEM KRER E QUANDO VI JA ESTAVA DESCONGELADA SERA K ESTA ESTRAGADA
A sua avaliação:
Aguinaldo Baldez
Pergunta: comprei 1 kg de carne moida de boa aparência, temperei e coloquei para cosinhar. conforme foi cosinhando ela foi ficando com uma cor escura fora do normal.Sera que ela não é de boi ou qual é esse tipo de carne. Obrigado.
Marcelo
Vermelho cor púrpura é sofrível. Seia melhor esclarecer que cor é esta. Exemplo: Vermelho bem mais forte ou vermelho quase roxo etc
joao carlos zorgetz
A carne suína temperada congelada após 10 meses da validade, ainda pode ser consumida?
Santana de Heródoto
Um detalhe que deve ser corrigido: 'Não precisa 'de' ter passado o seu prazo de validade' Deve ser retirado essa partícula desnecessária 'de'.
Jefferson
Perfeito! Eu ia dizer exatamente isso. Que bom que não sou o único a defender a gramática.
Usuário anônimo
porque achei muito genérico, procurava algo mais técnico para me explicar, por exemplo, detalhes que podemos observar numa carne estragada em comum. Acho que voces podem fazer muito melhor, pq conheco os artigos que leio de vcs.
Usuário anônimo
PORQUE TEM QUE DIZER QUE PROVIDENCIA TOMAR BOLETIM, QUANDO ISSO ACONTECER.FAZER,BOLETIM, LIGAR PARA O FRIGORIFICO OU MERCADO,ETC.ENTRAR COM UMA AÇÃO...