Partilhar

Como saber se a cenoura está estragada

 
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se a cenoura está estragada

A cenoura tal como outros vegetais e frutas tem um limite de "validade", até que esteja apodrecida e não se possa comer mais. Todos nós sabemos que ela apresenta normalmente uma cor laranja, sendo que existem algumas com tonalidades diferentes, como encarnado, amarelo e mesmo roxo. Quando estão ainda frescas têm aquela característica crocante e um sabor fresco. No entanto quando apodrecem os sinais são evidentes e nessa altura o melhor mesmo é não arriscar, mesmo que seja apenas uma zona afetada. Neste artigo do umComo vamos ensinar como saber se a cenoura está estragada para evitar males maiores.

Também lhe pode interessar: Como saber se a azeitona está estragada

Se embalada confira o prazo

Se comprou cenouras embaladas o ideal será verificar a data de validade das mesmas na embalagem. Normalmente diz a data recomendada como limite para consumir as cenouras. Se já tiver prazado, pode ser possível consumi-las mas esteja atento a outras condicionantes que vamos mencionar.

Como saber se a cenoura está estragada - Se embalada confira o prazo

Mofo ou Bolor

Outra forma de saber se a cenoura está estragada é através da observação da mesma mas em busca de sinais de mofo ou bolor. Geralmente o mofo quando existe, faz com que a cenoura tenha uma coloração diferente um pouco esverdeada ou branca. Se for o caso o melhor é colocar as cenouras na lixeira.

Como saber se a cenoura está estragada - Mofo ou Bolor

Examinando a textura

A palpação da cenoura em busca da textura normal é crucial para perceber se a mesma está boa ou estragada. Se a cenoura estiver mole, ou com zonas macias significa que a cenoura está desgastada. Até pode não estar completamente estragada mas é melhor não arriscar uma doença grave.

Sinta o aroma

Cuidadosamente sinta o aroma das cenouras, cheire para perceber se o odor está mudado, a existência de bactérias provoca o apodrecimento da cenoura e com ele a mudança no cheiro do vegetal. Se tiver um mau odor coloque as cenouras no lixo.

Outros alimentos

Saber se os alimentos estão ou não estragadas é fundamental para preservar a sua saúde e prevenir doenças, sendo assim não deixe de conferir também os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a cenoura está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como saber se a cenoura está estragada

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se a cenoura está estragada
1 de 3
Como saber se a cenoura está estragada

Voltar ao topo da página