Escolher um abacaxi

Como escolher abacaxi maduro

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 28 janeiro 2019
Como escolher abacaxi maduro

O abacaxi é uma fruta tropical típica da época de inverno. É um alimento delicioso muito usado por quem procura perder peso, pois possui efeito diurético ao ser composto por 85% de água. É muito útil no combate à retenção de líquidos e gota e promove a cicatrização de feridas. É ainda um poderoso antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce e aumentando as defesas do organismo. O abacaxi também pode ser usado para regular o trânsito intestinal e diminuir os índices de colesterol pois possui um alto teor de fibra. Esta fruita baixa em calorias pode ser adicionada a qualquer dieta, consumido ao natural ou cozinhado. Contudo, nem todo o mundo sabe escolher o exemplar certo na hora de comprar. Isso é normal pois a casca do abacaxi não permite que o comprador verifique o seu interior para saber se está bom para consumir. Para que isso não aconteça com você, o umComo reuniu várias dicas que ensinam a comprar o melhor abacaxi do mercado. Para saber como escolher abacaxi maduro, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como escolher jaca madura

Passos a seguir:

1

Aroma

Para escolher um abacaxi maduro, comece por cheirar ele. Um abacaxi maduro libera um cheiro bem doce, enquanto que um abacaxi verde libera pouco ou nenhum cheiro.

Caso o alimento esteja emanando um odor fermentado, semelhante a vinagre ou álcool, escolha outro exemplar pois esse já está demasiado maduro.

Como escolher abacaxi maduro - Passo 1
2

Casca

Um abacaxi maduro possui uma casca de cor levemente dourada. Contudo, o fruto pode estar maduro e ter casca verde na mesma. Aperte levemente o abacaxi (com cuidado para não machucar) e verifique se está macio. Ele não deve estar demasiado mole, pois poderá estar estragado, nem demasiado duro, pois ainda está verde.

Dica: Para aproveitar a casca do abacaxi, lave bem com uma escovinha antes de a separar do miolo. Coloque a casca em uma panela e cubra com água. Deixe cozinhar por meia hora em fogo médio e coe. Adoce com um pouco de mel ou adoçante e deixe gelar. Consuma o suco ao natural ou adicione folhas de hortelã, suco de limão e gelo. Para saber como descascar um abacaxi, acesse esse artigo.

3

Folhas

Um dos métodos mais populares para escolher um abacaxi maduro consiste em remover uma folha do centro da coroa. As folhas devem estar verdes, pois folhas amareladas indicam que o abacaxi está demasiado maduro e já começou a fermentar.

Puxe uma folha do interior da coroa e observe a resistência da mesma. Se a folha sair facilmente, o abacaxi está maduro. Se sair demasiado fácil, as chances de estar demasiado maduro são altas. Caso a folha não saia com facilidade e apresente muita resistência, seu abacaxi está verde.

Como escolher abacaxi maduro - Passo 3
4

Caule

Observe o caule no fundo do abacaxi para conferir o estado do fruto. O abacaxi começa a mudar de cor na zona do cabinho, por isso aperte essa zona e confira se está demasiado mole ou se tem odor fermentado. Caso tenha, descarte esse exemplar e procure outro.

5

Peso

Confira o peso do abacaxi. Se estiver pesado, isso indica que tem bastante suco e que está maduro. Tenha em consideração que um abacaxi pesado não é necessariamente um abacaxi maior, sendo que alguns exemplares pequenos possuem mais suco do que os grandes.

Como escolher abacaxi maduro - Passo 5
6

Conservação

Não esqueça que você pode comprar um abacaxi verde e deixar ele amadurecer naturalmente em sua casa. Se comprar um exemplar maduro demais, deve consumir imediatamente ou começará a fermentar. Também pode cortar em pedaços e congelar para sucos e vitaminas por até 6 meses.

Para conservar um abacaxi inteiro, guarde em temperatura ambiente. Caso o fruto já tenha sido aberto, é preferível guardar em um recipiente fechado dentro da geladeira. O tempo de duração depende do estado de maturação do alimento, mas procure não deixar por mais de uma semana.

Sugestão: Como saber quando a jaca está madura

7

Já sabe como escolher um abacaxi maduro? Confira esses artigos e aproveite bem os usos dessa fruta:

Como fazer abacaxi em calda

Como fazer suco de abacaxi

Como fazer mousse de abacaxi

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher abacaxi maduro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como escolher abacaxi maduro