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Como comer saudável à noite

Como comer saudável à noite

Quase todos sabemos como uma dieta equilibrada deve ser, mas do saber até ao praticar vai um bom pedaço, pois o dia a dia e as obrigações de cada um dificultam cumprir. Sabemos que devemos fazer 5 refeições por dia, sabemos que tipo de alimentos devemos deixar de fora da nossa dieta, sabemos que devemos comer fruta e verdura, mas o que significa comer saudável? O jantar é a refeição onde mais erros cometemos, seja por falta ou por excesso, por isso no seguinte artigo do umCOMO vamos explicar para você como comer saudável à noite.

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Não tem que passar fome

Diz o ditado que é preciso tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um pobre. O ditado não está longe da realidade, mas o que é um erro é a aplicação que muitas pessoas fazem desse ditado, pois comer leve não significa não comer e muitos, para perder peso, optam por não jantar nada.

Fazer isso pode ser prejudicial tanto para o organismo, pois não recebe valor energético suficiente, como para o objetivo de perder peso, pois não comer pode fazer você acordar com fome à noite e arrasar com a geladeira.

Nem açúcares nem comidas calóricas

Antes de entrar no assunto e explicar como comer saudável à noite, vamos dar duas indicações básicas sobre o que deve ser um bom jantar:

  • No jantar não deve ingerir açúcar nem farinha refinada, pois provocam mudanças nos valores de açúcar no sangue, dificultando que possa pegar no sono, além de despertar a sua fome.
  • Deve comer produtos que saciem mas sem muitas calorias; se não estiver satisfeito, poucas horas depois acordará com fome e comerá o que não deve.

O que deve comer para comer saudável à noite

De seguida, vamos mostrar quais são os alimentos que deve comer se deseja jantar algo saudável à noite:

  • Os alimentos ricos em proteínas costumam ser alimentos com poucas gorduras e calorias, além de ter um grande efeito saciante. Além destes dois atributos, outra grande virtude que possui é que mantém estáveis os níveis de açúcar durante a noite.
  • Os produtos lácteos são alimentos com triptófano, um tipo de aminoácido com o qual se fabrica a serotonina, o hormônio responsável pelo relaxamento e o sono. Entre toda a gama de lácteos, recomenda-se tomar produtos desnatados.
  • Os vegetais e as frutas são alimentos que, além de terem poucas gorduras e calorias, costumam ser muito leves e fáceis de digerir, mas com os nutrientes necessários para manter nosso corpo com as reservas que precisa.
  • Os chás podem ser uma ótima opção para completar o seu jantar. Pode optar por chás relaxantes ou digestivos que facilitem o trabalho do seu estômago durante a noite.

O que não deve comer à noite

Por outro lado, há vários alimentos dos quais deveria manter distância durante as últimas horas do dia. Seja porque possuem muitas calorias, porque são indigestos ou porque afetam o sono: estes são os alimentos que não deve comer se deseja comer bem à noite:

Lanches

Este é um erro comum entre muitas pessoas, não são poucos os que optam por jantar um lanche achando que se trata de uma comida leve. Independentemente do conteúdo do lanche, apesar de obviamente não ser a mesma coisa peru que chouriço, comer muito pão à noite nunca é bom. Em algumas pessoas, a ingestão de carboidratos pode se acumular em forma de gordura e... engordar.

Alface

Dissemos que deve comer frutas e verduras, no entanto, ainda que não pareça lógico, a alface é um alimento muito indigesto. Por ser rica em fibra solúvel pode provocar inchaço abdominal e gases, algo que também acontece com o aipo, por isso é preferível optar por outro tipo de verduras à noite.

Alho e cebola

O alho e a cebola são dois alimentos muito indigestos, principalmente se forem consumidos crus, por isso se quiser comer bem à noite e descansar corretamente, é melhor se manter afastado deles durante o jantar.

Massa e arroz

Assim como não recomendamos comer lanches à noite, principalmente por causa do pão, este conselho é extensível à massa e ao arroz. O principal problema da massa e do arroz é que, quando os consumimos, fazemos em grandes quantidades. Não haveria problema se fizéssemos pratos pequenos, mas como é fácil exagerar, é melhor se abster.

Cogumelos

Assim como acontece com quase tudo, com os cogumelos devemos ter mais cuidado com a quantidade do que com o produto em si. Consumido em pequenas quantidades não deveria haver nenhum problema, mas dependendo da quantidade ele pode dificultar bastante a digestão e tirar o seu sono à noite.

O horário é importante

Tão importante como o que comer à noite é o horário do jantar: se deseja aprender como comer bem à noite deve saber quando fazer isso. Antes de mais, é importante ter um horário estabelecido, jantar todos os dias à mesma hora para que seu metabolismo se adapte e todo o seu organismo funcione melhor.

Quanto à hora, recomenda-se jantar pelo menos 2 horas antes de dormir, de forma a que o sono não interrompa a digestão do jantar. Dormir antes de digerir o jantar pode provocar pesadelos, acidez, gases, roncos e aumento de peso por não queimar as calorias ingeridas.

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