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Como fazer lanches para crianças

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer lanches para crianças

A alimentação infantil é uma das coisas que mais preocupam os pais hoje em dia. Para os pequenos, a apresentação e o sabor são fundamentais para gostarem da comida. Se quiser saber como preparar lanches para crianças de uma forma saudável, continue atento a este artigo. Devemos evitar recorrer aos famosos bolos para alimentar nossos filhos na hora do lanche e substitui-los por alimentos mais saudáveis, com os nutrientes essenciais para o desenvolvimento de suas tarefas quotidianas. No umComo.com.br queremos ajudar você a melhorar a alimentação das crianças com alguns conselhos; anote tudo o que explicamos nas próximas linhas.

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Passos a seguir:
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A hora importa. O lanche possui o valor nutritivo que a criança precisa durante o período entre o almoço e o jantar. As crianças precisam repartir proporcionalmente a energia e os nutrientes em função das atividades realizadas diariamente, evitando que se dilatem muito no tempo.

Tomar um lanche no meia tarde é importante para evitar que os níveis de glicose no sangue caiam e o corpo reponha os mesmos por si só, provocando assim um excesso de esforço do organismo. O lanche deveria representar 15 por cento do valor energético total diário.

O lanche é muito necessário para que a criança inicie com energia as suas atividades extracurriculares, que geralmente são realizadas após esse momento.

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Quais são os melhores alimentos para o lanche? Se quiser saber como fazer lanches para crianças, deve considerar quais são os alimentos mais recomendados e que melhor funcionam nessa hora do dia.

Em primeiro lugar, algo que não deve faltar são os cereais. Eles possuem os nutrientes necessários para o bom funcionamento de seus músculos e cérebro, com os quais poderão enfrentar suas atividades com a energia que precisam.

Um dos alimentos que contém cereais é o pão, com o qual poderá realizar lanches acompanhados de algum recheio que a criança goste: salada com atum, creme de chocolate, etc. É sempre importante variar os produtos e adaptar-se às necessidades da criança.

Outro alimento que contém cereais são as bolachas. Existe muita variedade, mas escolha sempre as que tiverem menos conservantes, corantes e coberturas com excesso de açúcar. É uma excelente ideia realizar de vez em quando bolachas caseiras; além de que seus filhos podem ajudar a cozinhar, são bem mais saudáveis. Pode fazer uma certa quantidade e guardar em um recipiente hermético para outras ocasiões. Não esqueça de não abusar da manteiga e do açúcar ao elaborar.

Os flocos de cereais, consumidos de forma habitual com leite, são um dos produtos mais completos que pode oferecer aos seus filhos. Existem múltiplos tipos no mercado e seus filhos com certeza vão adorar. Tente evitar os que contêm um excesso de açúcar em sua composição.

As crianças celíacas estão começando a desfrutar de alimentos adaptados a elas, que podem ser conseguidos em supermercados cada vez com mais frequência. Se achar que são muito caros, você mesmo pode fazer as bolachas ou os pães caseiros sem produtos nocivos para elas, assim você se certifica de que poderão comer sem perigo. O pão, por exemplo, pode ser congelado e descongelado quando for fazer um lanche.

Como fazer lanches para crianças - Passo 2
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Outro elemento indispensável para um bom lanche são os produtos lácteos. São fonte de proteínas e cálcio que proporcionam o valor nutritivo necessário para o seu crescimento, tão importante nessa idade.

Entre os produtos lácteos, o leite é um dos mais importantes. Pode ser consumido sozinho ou com cacau solúvel, que as crianças geralmente adoram e com o qual conseguem um pouco mais de energia. Pode encontrar também variedades de leite com um extra de cálcio, com vitaminas, enriquecidas com cereais, cacau, etc.

Os iogurtes também são uma alternativa magnífica. Além de cálcio, os iogurtes ajudam a manter a flora bacteriana intestinal e fortalecem o sistema imunológico, protegendo de infecções. Tanto as variedades naturais como as de frutas são ideais para um lanche saudável e equilibrado.

O queijo é outro alimento com altos níveis de cálcio que pode ser servido em um lanche ou sozinho e que costuma agradar muito as crianças. Todas as variedades são saudáveis, mas as mais gordurosas devem ser tomadas com moderação.

Como fazer lanches para crianças - Passo 3
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Por último, outro alimento necessário para um lanche saudável para crianças é a fruta. Um pedaço de fruta não deve faltar para que a criança ingira a quantidade de vitaminas, fibra e água necessária para repor a essas horas do dia.

Todas as frutas são saudáveis e as da época são as melhores, pois contêm todos os nutrientes e uma quantidade menor de elementos químicos, necessários normalmente para cultivar as frutas fora de época.

Normalmente, as que podem ser consumidas com casca devem ser comidas assim, simplesmente lavando muito bem com água. Os sucos de frutas também são uma boa alternativa, mas deve ter cuidado com os processados, pois geralmente levam muito açúcar. Um suco ou vitamina natural é fenomenal para combater a sede. Pode misturar leite, cereais, diferentes frutas, cacau... solte sua imaginação!

Como fazer lanches para crianças - Passo 4
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Se misturarmos todos esses elementos; cereais, produtos lácteos e fruta em um lanche pode ter certeza de estar fazendo lanches saudáveis e naturais para crianças, indispensáveis para recarregar seus filhos com energia e vitalidade, ajudando-os a enfrentar o resto do dia da melhor forma possível.

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