Como evitar que as batatas fritas grudem

Como evitar que as batatas fritas grudem

Quer comer uma batata frita crocante e deliciosa? Pois para isso não é necessário ir a um restaurante; seguindo alguns truques básicos conseguirá que as mesmas fiquem deliciosas e no ponto ideal. Se quiser evitar que as batatas fritas grudem e descobrir outras soluções práticas na hora de cozinhá-las então continue lendo, porque em umComo.com.br revelamos as nossas melhores recomendações para umas batatas fritas de comer e chorar por mais.

Na hora de cortar as batatas

Um aspecto importante a considerar quando fazemos batatas fritas é o modo de as cortarmos. O clássico corte é em forma de palito, no entanto é importante lembrar que deve tentar manter a uniformidade no corte conseguindo que todas sejam mais ou menos iguais. O que ganhamos com isso? Que o ponto da batata seja uniforme, evitando que na hora de retirar da frigideira algumas estejam mais cozinhadas que outras.

Depois de lavar, descascar e cortar as batatas, é hora de aplicar o truque para evitar que as batatas fritas grudem enquanto estão a fritar; continue lendo porque, a seguir, revelamos para você.

O truque para evitar que as batatas fritas grudem

Para conseguir que as batatas fritas não grudem é muito importante eliminar a maior quantidade de amido deste produto, que ajudará também a que o resultado final seja bem mais crocante.

Para conseguir isso deverá, depois de cortar, lavar as batatas com água fria e depois introduzir em um recipiente com água fria e deixar de molho por 30 minutos; depois retire a água e escorra muito bem as batatas usando papel de cozinha absorvente ou um escorredor de vegetais. Este truque permitirá ainda conseguir que suas batatas fiquem bem mais duras, evitando a aparência flácida que normalmente não agrada nada.

Os truques na hora de fritar

São muitos os truques para conseguir umas batatas crocantes e perfeitas, no entanto, nem sempre podemos aplicar todos por falta de tempo. Por isso, em umComo selecionamos as recomendações mais práticas para que consiga umas batatas fritas deliciosas e sem grudar. Preste atenção a estas recomendações:

  • Se costuma planejar antecipadamente o cardápio, uma boa forma de garantir que as batatas fiquem crocantes ao fritar é congelar previamente, pois isto ajudará a eliminar o líquido deste alimento e garantir uma ótima fritura. Você pode seguir os passos que recomendamos anteriormente e depois congelar em um saco adequado para este procedimento. Frite-as algumas horas depois ou no dia seguinte.
  • Coloque óleo em abundância na frigideira ou fritadeira, garantindo que as batatas fiquem completamente cobertas; só assim conseguirá uma fritura uniforme.
  • É importante escorrer bem as batatas antes de jogar no óleo para evitar que o mesmo salpique e você se queime de forma acidental. Do mesmo modo, recomenda-se que o óleo esteja bem quente, atingindo a temperatura de 150ºC na hora de fritar.
  • Nunca adicione muitas batatas na frigideira ou fritadeira, pois o calor do óleo se espalharia e demoraria mais, com um resultado pouco crocante. Umas boas batatas fritas levam o seu tempo, por isso, paciência.
  • Mexa de vez em quando enquanto frita, deste modo também evitará que as batatas fritas grudem.
  • Por último lembre-se de escorrer muito bem o óleo das batatas antes de servir, conseguindo que estejam bem mais crocantes e gostosas. É nessa hora que deverá adicionar o sal para fixar nas batatas e para que fiquem deliciosas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que as batatas fritas grudem, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.