Como desidratar frutas no micro-ondas

Como desidratar frutas no micro-ondas
Imagem: salonemprendedorstp.blogspot.pt

Desidratar um alimento significa retirar-lhe a maior parte do líquido que o compõe. Os alimentos desidratados são mais difíceis de conterem micro-organismos, uma vez que estes seres não têm com que se desenvolverem. Ao desidratar um alimento, este diminui o seu tamanho e peso, o que faz com que seja mais fácil de conservar, evitando assim o desperdício de alimentos. Para além disso, os alimentos desidratados são uma fonte valiosa de nutrientes. Existem várias formas de desidratar frutas, pode fazê-lo utilizando o forno ou máquinas desidratadoras de alimentos. Mas de seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe um método muito mais simples, como desidratar frutas no micro-ondas.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deverá limpar muito bem a fruta que pretende desidratar, e deixar secar. De seguida, deverá retirar a casca da fruta, uma vez que a casca dificulta o processo de secagem, e caso a fruta tenha caroço deverá também retirá-lo.

2

Depois, corte a fruta às fatias, pois quanto menor tamanho menor será o tempo de secagem e maior a qualidade. Se a fruta for pequena, como o caso da uva, não necessitará de cortar às fatias nem de retirar a casca, pois esta irá encolher durante o processo de desidratação.

3

De seguida, prepare suco de limão diluído em água. Por cada xícara de água, adicione uma colher de sopa de suco de limão. Banhe todas as frutas nesta solução de limão, para estas se conservarem por mais tempo e melhorarem a cor.

4

Antes de colocar a fruta no micro-ondas, convém limpá-lo com detergente e água quente, para remover qualquer resíduo que possa conter. Seque-o com um pano e, de seguida distribua a fruta uniformemente pelo prato giratório, sem tocarem uma na outra.

5

Deverá programar o micro-ondas para o modo de descongelação e com uma duração de cerca de 30 minutos. Ao longo do tempo, vá virando a fruta e verifique se ainda está úmida, pois dependendo do tamanho da fatia e da fruta poderá secar mais ou menos rápido.

6

Após a fruta secar, coloque-a numa caixa hermética e armazene-a na geladeira até por duas semanas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desidratar frutas no micro-ondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Lembre-se que quando retirar a fruta do micro-ondas, esta deverá ter um aspeto mastigável e não crocante ou mole.