Partilhar

Como preparar a fruta para conservar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como preparar a fruta para conservar

As conservas caseiras ajudam a equilibrar economicamente as refeições, permitem uma grande diversidade de benefícios e preparos, sempre prontas, por exemplo, para acompanhar qualquer prato. As conservas domésticas são elementos auxiliares muito valiosos que permitem preparar com menos trabalho, menos despesa, mais rapidez e satisfação uma comida sempre bem temperada. As conservas caseiras, constituem, no fim das contas, um elemento muito importante no que se refere à organização do lar.

Também lhe pode interessar: Como conservar a fruta com açúcar
Passos a seguir:
1

Utilize só fruta de bom tamanho, saudável e fresca, colhida no mesmo dia em que foi posta em conserva e escolhida de acordo com seu grau de amadurecimento.

2

Dependendo da espécie, lave-a com água fresca ou escalde com água fervente e refresque-a em seguida ou limpe-a.

3

Descarte sem pestanejar todas as que estiverem bichadas, machucadas ou com suspeitas. A esterilização pode deter o desenvolvimento dos princípios nocivos, mas não consertar o mal já feito nem devolver à fruta as qualidades e sabor perdidos.

4

Escolha bem as frutas: os métodos para comprovar se as diferentes frutas estão maduras variam, mas a textura, a firmeza e uma fragrância agradável são bons indicadores. Antes de comprar a fruta, verifique se está madura com muito cuidado para não deixar marcas nas peles delicadas.

5

Até poucos anos atrás eram consumidas habitualmente apenas as frutas nativas de nosso país (damascos, cerejas, ameixas, pêssegos, maçãs, peras, melões, laranjas, bananas....) cada uma delas colhida em determinada época do ano.

6

Atualmente a fruta exótica passou a fazer parte de nossos hábitos alimentares e tem enchido de satisfação nossos paladares por suas propriedades refrescantes, bem como por seu caráter original e extravagante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar a fruta para conservar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como preparar a fruta para conservar

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
FÁTIMA REIS
Gostei muito gesta página,é o tipo de coisa que gosto de fazer Fátima
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fátima! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
ednaldo
fazendo isso quanto tempo dura a validade a pera e o morango
Usuário anônimo
porque não diz como conservar, só diz para escolher a fruta. É necessario dizer em que conservar, onde conservar.

Como preparar a fruta para conservar
Como preparar a fruta para conservar

Voltar ao topo da página