menu
Partilhar

Como calcular a quantidade de comida por pessoa

 
Por Maria Antônia Rocha. 21 fevereiro 2022
Como calcular a quantidade de comida por pessoa

Se você está pensando em fazer uma festa com seus amigos, pode ser muito útil descobrir como calcular a quantidade de comida por pessoa. Saber fazer essa conta evita desperdícios de alimento após as refeições e de dinheiro na hora de fazer as compras. Além disso, servir a quantidade adequada de comida e bebida garante que todos os convidados fiquem satisfeitos ao final do evento.

Existem algumas formas de fazer o cálculo de comida por pessoa, mas talvez a mais conhecida seja limitar o tamanho das porções a uma média e então multiplicá-la pelo número de pessoas. Pensando em te ajudar a organizar as refeições para várias pessoas, neste artigo do umCOMO vamos te ensinar como fazer essa conta e ferramentas que podem ser úteis na hora de organizar as refeições. Confira!

Também lhe pode interessar: Como tirar pimenta da comida

Como calcular comida por pessoa: faça uma média

A forma mais fácil de determinar a quantidade de comida por pessoa para uma festa, evento ou viagem é fazer uma média. Isso porque não existe uma fórmula mágica que permita saber saber com precisão a quantidade exata que cada pessoa irá consumir. Ao fazer uma média, lembre-se de que alguns convidados irão comer mais do que o determinado, mas outras pessoas vão consumir menos. Dessa forma, a conta fica balanceada e ninguém sai insatisfeito.

Vamos a um exemplo prático: você quer fazer um almoço para 10 amigos e familiares para comemorar o seu aniversário. Você decidiu servir massa acompanhada de vários tipos de molho à escolha dos convidados para o prato principal. Nesse caso, você poderia calcular uma média de 200g de massa + 200ml de molho por pessoa.

Sendo assim, multiplicando a média pela quantidade de pessoas, o resultado é que você precisará comprar 2kg de macarrão e 2L de molho para preparar os pratos. Pode ser que seu namorado coma 250g, mas sua mãe consuma apenas 150g durante a refeição. Sendo assim, a média continua a mesma e você garante que não faltará comida para ninguém.

Uma média geral que costuma ser utilizada pelos especialistas em organização de festas e buffets para calcular a quantidade de comida de um evento em que será servido apenas o prato principal é considerar 300 a 400 gramas de comida por adulto e de 150 a 200g por criança.

Média de comida por pessoa

A seguir, te damos algumas sugestões de médias por tipo de alimento para te ajudar a organizar seu evento:

  • Arroz – 50 g ou 1 xícara de cafézinho por pessoa (cru)
  • Farofa - 50 g ou 1 xícara de cafézinho
  • Massas – 150 a 200 g por pessoa de massa + 200ml de molho por pessoa
  • Queijos – 150 g por pessoa ou mais ou menos 5 fatias por pessoa
  • Camarão – 70 g por pessoa
  • Carne e peixes – 200 g por pessoa
  • Salada verde - 50 g por pessoa
  • Churrasco – 300 g por pessoa
  • Patês e molhos: 50 g (1 colher de sopa cheia) por pessoa
  • Batata: 120 g a 150 g ou o equivalente a 1 batata média por pessoa
  • Docinhos – 5 a 6 por pessoa
  • Bolo – 100 a 150 g por pessoa ou 1 forma de 20cm de diâmetro para 20 fatias
  • Sorvete – 1 kg = 20 bolas. Média de 2 bolas por pessoa
  • Canapés – 4 ou 5 por pessoa
  • Salgadinhos – 6 a 8 por pessoa, se houver um jantar completo; se servidos apenas como aperitivo, de 12 a 15 por pessoa
  • Sanduíches – 1 metro de sanduíche serve 6 pessoas
  • Mini sanduíches: 5 ou 6 por pessoa

Salve a imagem abaixo se precisar de uma ajuda na hora de fazer as compras.

Como calcular a quantidade de comida por pessoa - Como calcular comida por pessoa: faça uma média

Quantidade de comida por pessoa: dicas úteis para calcular

Ao fazer o cálculo de comida por pessoa, existem alguns fatores que você pode levar em consideração, além do número de convidados. São eles:

  • Perfil dos convidados: ninguém melhor para determinar o perfil dos seus convidados do que alguém que conhece-os tão bem. Na hora de considerar a quantidade de comida, pense nos seus amigos que estarão no evento: eles costumam comer bastante em festas? Preferem prato principal ou se satisfazem apenas com petiscos? Quais são as bebidas que preferem? Todas essas perguntas vão te ajudar a determinar as quantidades certas sem errar.
  • Tipo e duração do evento: o tipo e a duração do evento fazem toda a diferença no cálculo de quantidade de comida por pessoa. Em um evento simples apenas para os mais chegados, em que a ideia é apenas conversar ao redor de uma mesa, as pessoas tendem a comer mais do que em uma festa com DJ e pista de dança. Um almoço de apenas 3h também precisa de menos comida em comparação a uma festa com 6 horas de duração, já que as pessoas provavelmente vão ficar com fome novamente depois de um tempo.
  • Comida que será servida: se você pretende fazer um evento em que será servida uma refeição completa, não é necessário investir tanto em aperitivos, como salgadinhos e canapés, já que as pessoas estarão mais satisfeitas após o prato principal. Mas se o foco da festa não estará na comida e ainda sim você quer servir algo para beliscar aos seus convidados, aumente a quantidade e variedade de aperitivos.
  • Idade dos convidados: uma festa infantil precisa de muito menos comida do que um casamento, por exemplo. As crianças comem porções menores do que os adultos. Já os adolescentes normalmente preferem focar em refrigerantes e outras bebidas e lanchinhos do que na comida como prato principal. Por isso, considerar a idade dos convidados do evento é essencial na hora de fazer o cálculo.

Leia também: Como organizar uma festa com comida finger food.

Como calcular a quantidade de refrigerante por pessoa

Para além da quantidade comida, você também pode estar se perguntando como fica o cálculo das bebidas. Afinal, tão importante quanto oferecer comida é pensar nas bebidas que não podem faltar no seu evento. Por isso, confira a seguir algumas medidas padrão que respondem à pergunta "como calcular a quantidade de refrigerante por pessoa", além de outras bebidas populares em festas:

  • Refrigerante ou suco: 600 a 800 ml por pessoa
  • Cerveja: 800 ml a 1L por pessoa (o equivalente a 3 latas)
  • Vinho ou espumante: 1 garrafa para cada 3 a 5 adultos
  • Drinks: uma garrafa de 750ml de vodka, gin, rum ou outras bebidas típicas para fazer coquetéis rende aproximadamente 16 drinks. Estime pelo menos 2 drinks por pessoa.
  • Água: 200ml por pessoa, mas o ideal é servir água à vontade

Acima de tudo, lembre-se que o cálculo da quantidade de comida por pessoa é uma média, então não se apavore se algo sair fora do planejado. Se quiser ter 100% de certeza que todos poderão comer à vontade sem precisar se restringir, é melhor superestimar o consumo dos convidados. Mesmo que sobre comida ao final da festa, você pode distribuí-la entre seus amigos e familiares ou congelar e ainda garante que ninguém vá para casa de estômago vazio.

Se gostou do nosso artigo sobre quantidade de comida por pessoa, você também pode se interessar por Como organizar uma festa surpresa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a quantidade de comida por pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • FOODIE AND WINE. Party food and drink calculator: how much do you need? Disponível em: <https://foodieandwine.com/party-food-drink-calculator-much-need/> Acesso em: 15 de fevereiro de 2022
  • LOVE TO KNOW. How to calculate food for a party. Disponível em: <https://party.lovetoknow.com/How_to_Calculate_Food_for_a_Party> Acesso em: 15 de fevereiro de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular a quantidade de comida por pessoa
1 de 2
Como calcular a quantidade de comida por pessoa

Voltar ao topo da página