Tofu

Como fazer tofu defumado

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer tofu defumado
Imagem: asianfoodgrocer.com

O tofu é um alimento com aspeto de queijo que é produzido a partir da soja. É um ótimo substituto da carne para os vegetarianos visto que contém bastante proteína. Seu sabor é bem neutro, quase nem dará por ele quando o incluir em seus pratos, mas pode intensificá-lo se defumar o tofu. Existe tofu já defumado à venda, mas se você procura algo mais artesanal e feito por você mesmo, continue lendo este artigo de umComo.com.br para descobrir como fazer tofu defumado.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como cozinhar o tofu
Passos a seguir:
1

Para defumar o tofu de forma artesanal, teremos de construir um defumador caseiro. Para isso comece por colocar as aparas de madeira em água de forma a umedecê-las, e em seguida distribua-as, sem a água, pela assadeira.

2

Cubra a assadeira com o papel de alumínio e faça pequenos furos no papel. Coloque a grelha por cima e nela o tofu.

3

Agora pegue novamente no papel de alumínio e coloque-o por cima do tofu. No entanto tenha o cuidado de criar algum espaço entre o papel e o tofu e de fechar bem as beiradas da travessa.

4

O seu defumador está pronto, falta fazer com que ele realmente defume o tofu. Para isso coloque o defumador sobre o fogão em fogo médio e em breve as aparas começarão a produzir fumaça, que irá defumar seu tofu. O tempo de defumação varia consoante o tipo de madeira utilizada, por isso o melhor será espreitar seu tofu de vez em quando, e quando ele estiver com aspeto acastanhado é porque está pronto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tofu defumado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Cuidado ao tocar na assadeira quando ela estiver no processo de defumação, pois estará quente.
  • Quando retirar o papel de alumínio sairá muito fumo, pelo que aconselhamos que o faça num local arejado.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Ozanei de Assis Santana
Onde encontro a sua lascas de madeira, é qualquer uma
Andressa
Faltou imagem descritiva
Imagem: asianfoodgrocer.com
Como fazer tofu defumado