PARTILHAR

Quais são os tipos de ervas aromáticas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os tipos de ervas aromáticas

As ervas aromáticas na cozinha têm a capacidade de transformar nossos pratos em deliciosos manjares, são ideais para temperar ensopados e potencializar o sabor de qualquer receita que nós preparemos. Neste artigo te mostramos diferentes tipos de ervas aromáticas para cozinhar, como alecrim, louro, hortelã, tomilho e salsa e te explicamos as características da cada uma delas. Esperamos que este artigo de umComo seja interessante para você, não hesite em aromatizar seus pratos com as ervas adequadas. Existem muitos tipos de ervas aromáticas, mas a verdade é que estas podem ser classificadas em dois tipos: as frescas e as secas.

As ervas aromáticas frescas, que são aquelas que têm sabores e aromas mais suaves. Que em geral são utilizadas como vegetais frescos, isto é, como folhas verdes; se forem colhidas recentemente, melhor ainda. Neste caso, podemos mencionar a salsa que usamos tão normalmente em nossas cozinhas. São ervas que, além disso, são cultivadas com relativa facilidade e que não podem ser conservadas por muito tempo, pelo qual se você deseja cozinhá-las ou utilizá-las em seus pratos é melhor fazê-lo na hora, colhendo a erva no mesmo dia em que será usada.

Por outro lado encontramos as ervas aromáticas secas, que são aquelas que foram secas por meio de diferentes processos. Estas têm outra vantagem, pois a secagem produz uma concentração desses sabores naturais aos que nos referimos anteriormente e, além disso, podem ser conservados por muito mais tempo de forma muito simples. De fato são muitas as ervas aromáticas secas já que como seu uso na cozinha foi popularizado, é preciso dizer que são vendidas em muitos shoppings e lojas, de modo que não é preciso cultivá-las em casa, e podemos tê-las em diferentes recipientes durante meses.

Também lhe pode interessar: Lista de especiarias que melhoram a digestão

Manjericão

Uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha italiana e para molhos, como, por exemplo, o molho pesto, mas a verdade é que o manjericão pode ser acrescentado a quase todos os pratos de massa que cozinharmos.

É um tipo de erva que, ainda que possa ser utilizada seca, é talvez ao utilizá-la fresca quando podemos aproveitar ao máximo o seu agradável sabor.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Manjericão

Louro

O louro pode ser utilizado fresco ou seco, para dar sabor a caldos, molhos e peixes. Geralmente as folhas são retiradas antes de servir o prato.

É talvez uma das ervas aromáticas secas mais comuns e que você certamente teve alguma vez, ou tem em casa, já que é fundamental para pratos como umas boas lentilhas, por exemplo.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Louro

Menta

Podemos encontrar menta de diferentes espécies, ainda que, na verdade, a mais popular de todas seja a hortelã, e especialmente na cozinha oriental, como no kebab, e também acompanha perfeitamente o chocolate e o iogurte, bem como, por exemplo, um prato tão comum em nossa gastronomia como é a sopa.

Cabe acrescentar que a dilatação da planta de menta produz um óleo que pode ser utilizado para alimentos como guloseimas, loções de barbear, produtos bucais, perfumes, etc.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Menta

Salsa

Outra erva aromática, mas neste caso trata-se de uma fresca. É muito comum nos pratos da cozinha mediterrânea e podemos utilizá-la em todo tipo de peixes, ao forno, por exemplo, ou em pratos tão fáceis como uma simples tortilha.

Por outro lado cabe acrescentar que ela tem muitas vitaminas, A, B1, B2, C e D, e que conta também com um uso medicinal; de fato, costuma-se utilizar a salsa por suas propriedades diuréticas.

Se você foi ao mercado comprá-la alguma vez, certamente lhe deram ela de presente já que é muito comum e permite que temperemos nossos pratos para que fiquem muito melhores.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Salsa

Orégano

Do mesmo modo que o anteriormente mencionado Manjericão, o orégano é outra erva aromática muitíssimo utilizada na cozinha mediterrânea, e particularmente na cozinha italiana em todos os tipos de massas.

Em infusão, o orégano nos permite combater os ataques de tosse, mas esta erva conta, além do mais, com diversas propriedades medicinais entre as quais se contam sua atividade antioxidante, antimicrobiana e, ainda em estudos bastante primários, antitumoral, antisséptica e também é considerada tonificante e digestiva.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Orégano

Coentro

As sementes de coentro são menos picantes que as folhas, doces e com um leve sabor a limão. As folhas frescas são utilizadas para dar sabor a saladas, arrozes e para a decoração de pratos. Em muitos países é utilizado como a salsa, mas podemos encontrar sua presença sobretudo na cozinha mediterrânea, indiana, latino-americana, chinesa e do sudeste asiático.

Os frutos desta erva aromática são utilizados secos e de fato na cozinha indiana ela é um dos ingredientes indispensáveis na elaboração do caril. É utilizada moendo-se ou triturando-se esses frutos.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Coentro

Alecrim

O alecrim melhor utilizá-lo como erva aromática seca já que, ainda que algumas pessoas cozinhem com alecrim fresco, cabe ressaltar que costuma deixar um sabor bastante amargo. É uma erva aromática muito apropriada para todo tipo de carnes assadas, cordeiro e peixe.

Além disso, também tem propriedades medicinais e está, de fato, recomendado para as afecções hepáticas e digestivas.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Alecrim

Tomilho

O tomilho é uma erva similar ao alecrim; na cozinha costuma-se utilizá-lo com todo tipo de carnes, sopas e ensopados, além de poder ser combinado também em pratos como o frango ao forno, por exemplo.

Também podemos encontrá-lo utilizado como aromatizante de azeites e vinagres ou em temperos ou molhos.

É chamado de antibiótico dos pobres. Está recomendado para infecções das vias respiratórias, para acalmar a tosse. E, além disso, estimula a circulação capilar.

Quais são os tipos de ervas aromáticas - Tomilho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de ervas aromáticas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os tipos de ervas aromáticas
1 de 9
Quais são os tipos de ervas aromáticas

Voltar ao topo da página ↑