Farinha de trigo

Como peneirar farinha

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como peneirar farinha

O termo peneirar significa passar alguma coisa por uma peneira, neste caso, por uma peneira muito fina, e é isso o que se costuma fazer com a farinha para preparar uma infinidade de receitas. A farinha tamisada é muito útil sobretudo para elaborar sobremesas, já que ajudará a que não se formem grumos e o resultado seja mais esponjoso. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe mais detalhadamente como peneirar farinha.

Vai precisar de:

  • Farinha
  • Tamis ou peneira
  • Colher
Também lhe pode interessar: Como fazer farinha de coco

Passos a seguir:

1

Uma das formas mais usuais de peneirar farinha é fazê-lo com um tamis ou uma peneira. Para isso, recomendamos que você use um tamis com buracos bem pequenos, para conseguir assim separar melhor a farinha e impedir que passe qualquer tipo de impureza.

Como peneirar farinha - Passo 1
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
2

Em primeiro lugar, para peneirar a farinha você deverá colocar uma tigela ou outro recipiente por baixo do tamis, que será onde irá cair a farinha tamisada.

3

A seguir, você deverá adicionar farinha na peneira ou tamis,; tente que a quantidade não seja excessiva.

4

Depois deverá ir dando toques com a mão na lateral do tamis ou peneira, enquanto o segura pelo cabo com a outra mão.

5

Desta forma, a farinha irá passando pelos pequenos buracos e cairá no recipiente.

6

Além de dar golpes ao tamis, você pode utilizar uma colher para peneirar a farinha e ir girando-a para fazer com que passe através do filtro da peneira.

7

Você poderá observar à simples vista a diferença entre a farinha antes e depois de passar pela peneira, pois a farinha que está peneirada será bem mais fina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como peneirar farinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
1 de 2
Como peneirar farinha