Outros Receitas de verduras e hortaliças

Como fazer aspargos no forno

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 18 fevereiro 2022
Como fazer aspargos no forno

O aspargo verde é um vegetal nutritivo e delicioso, além de versátil. Se você está pensando em preparar um almoço ou jantar leve, saudável e saboroso, no umCOMO temos uma receita perfeita para você. Nesta ocasião, queremos te explicar como fazer aspargos no forno, uma opção de baixa caloria que também lhe dará muito pouco trabalho.

É um prato simples mas você pode temperar com sal, pimenta, azeite, limão ou outros condimentos com mais sabor como vinagre balsâmico, cebola ou alho em pó. Com apenas alguns ingredientes e cerca de 20 minutos, você terá seu primeiro prato ou acompanhamento pronto para ser saboreado. Quer saber mais sobre essa receita? Tome nota e desfrute de uma dieta simples, saudável e deliciosa em apenas alguns passos.

1 convidado Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer abobrinha recheada no forno

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a fazer ao preparar uma receita que usa forno é ter todos os ingredientes prontos e pré-aquecer o forno. Para esta receita de espargos no forno, aconselhamos pré-aquecer o forno a 200ºC.

Como fazer aspargos no forno - Passo 1
2

Prepare os aspargos verdes. Primeiro, lave-os com água da torneira e, em seguida, corte a parte inferior de seus caules, pois geralmente é muito dura porque contém muito mais fibra.

Como fazer aspargos no forno - Passo 2
3

Depois de lavados e cortados, coloque os espargos em um tabuleiro, previamente coberto com papel vegetal ou alumínio. Se não tiver papel vegetal, pode pincelar o tabuleiro com um pouco de azeite e depois colocar os aspargos.

Como fazer aspargos no forno - Passo 3
4

Em seguida, regue um pouco de azeite extra virgem sobre os aspargos. Você pode usar azeite da qualidade que preferir. Não precisa ser uma grande quantidade, mas o suficiente para que fiquem temperados, como se fosse uma salada, ou seja, uma colher de sopa de azeite será o suficiente.

Como fazer aspargos no forno - Passo 4
5

Hora de apimentar! O que funciona melhor para os aspargos é adicionar sal a gosto e um pouco de pimenta. No entanto, você pode adicionar um pouco de limão ou outras especiarias a gosto, além ou no lugar da pimenta. Se você gosta de usar limão, há quem, em vez de usar algumas gotas, prefira colocar algumas fatias finas de limão em cima dos aspargos para assar junto.

6

Em seguida, coloque o tabuleiro com os espargos no forno previamente aquecido e deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos. O tempo total vai depender do seu forno, então o ideal é que você verifique os aspargos para retirá-los quando estiverem macios e dourados.

7

Pronto! Quando os espargos estiverem dourados e macios, deve retirar o tabuleiro e pode servi-los de imediato. Delicioso!

Pode apresentá-los ao seu gosto, sozinhos com os seus temperos ou acompanhados de outros alimentos, como espargos com presunto, ovo ou peixe. Se gosta desta comida e, agora que conhece esta receita simples de espargos no forno, quer preparar outros pratos com espargos verdes, não perca estas receitas do umCOMO:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer aspargos no forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Se você não quiser adicionar azeite extra virgem, outra ideia é: depois de tirá-los do forno, pingar gotas de limão por cima dos aspargos antes de servi-los.
  • Para realçar o sabor deste acompanhamento ou prato principal, você também pode usar vinagre balsâmico ou de Modena.
  • Se tiver a opção de colocar sal em flocos será muito melhor, assim evitará salgar os espargos verdes em excesso com sal fino.
  • Lembre-se que os espargos devem ser torrados, só assim realçará ainda mais o seu sabor. Recomendamos que você controle o tempo de cozimento e dê uma olhada neles para garantir que dourem e não queimem.
  • Este prato é perfeito para incluir em menus de baixas calorias ou para perder peso, pois contém poucas calorias e oferece outros benefícios, como o alto teor de fibras.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Como fazer aspargos no forno