Como secar tomates no forno

Como secar tomates no forno

Nesta receita vamos explicar a forma mais rápida e econômica de secar tomates no forno e desidratá-los; este tomate é boníssimo para colocar nas saladas e como acompanhamento de muitos outros pratos. Preste atenção em como fazer uns tomates secos no forno facilmente.

Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo consiste em cortar os tomates ao meio tirando todas as impurezas que possam ter e que possam empobrecer o gosto dos tomates secos. Para fazer uns tomates secos saborosos, precisamos de tomates maduros, mas que sejam carnosos; não importa o tamanho, mas quanto menor, melhores são, porque depois ficarão mais bonitos para utilizar nas saladas e nos aperitivos.

2

O segundo passo é forrar uma bandeja para o forno com papel de alumínio, em cima colocar os tomates cortados ao meio, de boca para cima, com bastante sal em cima. Você pode ver melhor na imagem anexa a este passo. Um ponto muito importante é pôr um pouco de azeite em cima da lâmina de papel de alumínio para que os tomates não grudem.

3

Se dispõe de um forno profissional, você pode seguir os conselhos deste artigo para saber como desidratar os tomates com uma máquina a vácuo, se não, continue lendo este artigo. O seguinte passo para fazer os tomates secos ao forno é pôr no forno a 180º C durante umas 3 horas para que percam toda a água, o forno tem que ser posto em modo ventilador.

4

Quando os tomates já estiverem secos, retire do forno, coloque em um recipiente com tampa hermética e mantenha-os aí de seis a oito horas (ou toda a noite). Pôr em azeite para que se conservem perfeitamente. Também podemos acrescentar um pouco de salsa ou alho para dar um toque diferente aos tomates desidratados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar tomates no forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Devido a seu conteúdo de licopeno (antioxidante), é muito recomendável consumir tomates vermelhos em situações de estresse.