Outros Pastéis

Como fazer torta de palmito

Como fazer torta de palmito
Imagem: frutap.com.br

A torta de palmito é um delicioso prato salgado. Também chamado de empadão de palmito, essa refeição é muito prática pois pode ser transportada com facilidade para piqueniques e outras viagens. Se sobrar, a torta de palmito pode ainda ser congelada inteira ou em porções individuais. O palmito é um alimento proveniente de algumas espécies de palmeiras, fazendo parte de várias receitas de saladas e cozidos. Para saber como fazer torta de palmito em casa, continue lendo esse artigo do umComo e surpreenda sua família e amigos com essa refeição deliciosa.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer uma torta de abacaxi
Passos a seguir:
1

Para fazer torta de palmito, comece por colocar a farinha e a manteiga gelada cortada em cubos numa vasilha bem grande. Dissolva tudo com as mãos até formar uma massa tipo farofa.

2

Faça um furo com os dedos no centro do recipiente, afastando a farinha e a manteiga. Jogue o leite no centro e, com a ponta dos dedos, misture tudo. Quando estiver tudo misturado, junte até formar uma bola.

Coloque a massa dentro de um saco plástico, apertando bem. Vá abrindo com as mãos, espalhando a massa de forma uniforme dentro do saco. Reserve na geladeira por duas horas.

Como fazer torta de palmito - Passo 2
Imagem: galleryhip.com
3

Antes de passar ao recheio, prepare um caldo de legumes. Esse artigo explica como fazer caldo de verduras.

4

Para preparar o recheio, comece por colocar um pouco de azeite numa panela. Acrescente a cebola e deixe dourar. Junte o alho e, quando dourar, junte os tomates e o palmito. Misture tudo muito bem e tempere com sal e pimenta-do-reino a seu gosto. Espere que evapore um pouco e junte uma concha e meia do caldo de legumes. Volte a esperar que evapore.

Como fazer torta de palmito - Passo 4
Imagem: kelscafe.com
5

Junte o leite de coco e espere que evapore também. Acrescente o amido de milho e misture tudo. Remova a panela do fogo, coloque a saltinha e volte a misturar muito bem. Transfira o recheio para outro recipiente e acrescente os dois ovos inteiros. Misture e acrescente a gema. Volte a mexer e coloque esse recipiente dentro de outro com muito gelo.

6

Unte uma forma com fundo removível com manteiga. Remova a massa da geladeira e corte em duas metades. Enfarinhe uma dessas metades em ambos os lados e abra com as mãos, começando pela borda e formando um pequeno morro no centro. Aí, abra a massa com o rolo até ficar em ponto nem fino, nem grosso.

7

Coloque a massa na forma e vá encostando bem nas extremidades. Remova o excesso e fure repetidamente o fundo da massa com um garfo. Coloque o recheio e leve a torta para a geladeira enquanto abre a massa que sobra.

Como fazer torta de palmito - Passo 7
Imagem: pinterest.com
8

Quando a segunda metade estiver aberta, coloquie a forma da geladeira em cima da massa, usando essa medida para cortar um círculo ligeiramente maior. Pincele a borda da massa que já está na forma com um pouco de ovo e "tampe" com a massa, fechando a torta. Misture um ovo com um pouco de água e pincele a torta.

Como fazer torta de palmito - Passo 8
Imagem: seriouseats.com
9

Faça um pequeno rolinho com papel manteiga e use para furar um pedacinho da torta. Enfie esse rolinho para que o vapor saia da torta quando estiver no forno.

10

Pré-aqueça o forno a 180 º C. Quando colocar a torta, reduza o fogo para 150 º C. Deixe cozinhar por 45 minutos a uma hora, sempre verificando. Quando terminar, espere que esfrie um pouco antes de desenformar e sirva.

11

Agora que já sabe como fazer torta de palmito, confira essas receitas de tortas que o umComo reuniu para você:

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer torta de palmito, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
Vera Lúcia Gomes
Gostei muito da receita
Imagem: frutap.com.br
Imagem: galleryhip.com
Imagem: kelscafe.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: seriouseats.com
1 de 5
Como fazer torta de palmito